Em sua 6ª edição e com adesão de mais de 90 municípios, a operação Maranhão Sem Queimadas – Protetores do Bioma se consolida como uma das principais iniciativas do Governo do Estado no combate e prevenção às queimadas ilegais e incêndios florestais. Efetivos do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) se concentram nas cidades de Grajaú, Imperatriz, Balsas, Estreito, Carolina, Colinas e Mirador, onde está localizado o Parque Estadual, com suporte de equipamentos e viaturas, a postos para rápida resposta às ocorrências.
As equipes de bombeiros atuam nos focos de incêndio detectados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), parceira da operação. O trabalho vem surtindo efeito e posiciona o Maranhão como estado que mais avançou no combate a incêndios florestais, nos últimos dois anos, com um crescimento de 295% nas ações, segundo o Mapa da Segurança Pública, do Ministério da Justiça.
Com resultados positivos e o apoio dos municípios, a expectativa é de que a operação Maranhão Sem Queimadas avance como modelo de ação sustentável e integrada, contribuindo para reduzir impactos das queimadas, protegendo vidas, biodiversidade e patrimônio ambiental.