Os cemitérios público da sofrida cidade de Itinga do Maranhão praticamente já atingiram a sua capacidade de sepultamentos em especial o cemitério Bom Jesus e a morte de um ente querido na Cidade de Itinga está se transformando em mais um drama para os familiares.
Já quase sem espaço, o cemitério Santa Cecília (cemitério novo) agora é alvo de uma certa disputa complicada para conseguir um espaço onde se possa cavar uma cova ou fazer um tumulo, é neste exato momento que bate mis uma espécie de aflição para as famílias garantirem esse espaço de ultimo momento de seu ente querido.
Um outro fato que chama bastante a atenção é a falta de cuidados no local, já existe casos de se cavar uma cova em cima dos restos mortais de um outro morto já ali sepultado.
O drama dos “sem túmulos” veio a tona com a agonia de quem precisa sepultar seus entes queridos e ver que a cada dia fica mais dificil se conseguir um espaço. “Estamos precisando de um novo cemitério ou a prefeitura comprar o terreno dos fundos ou dos lados do Santa Cecilia pois o nosso cemitério novo como é conhecido já não cabe mais ninguém. Isso está trazendo uma grande preocupação às famílias porque quem já tem seu túmulo geralmente é por ter boas condições financeiras, até ai tudo bem, mas o pobre que não tem condições quando precisa de um local apropriado para cavar uma cova sofre bastante para sepultar seus mortos” devido a falta de espaço, alertou vários moradores da cidade, lá presentes e aproveitando esta ocasião para cobrarem do atual prefeito Lúcio Flávio (PSDB) a compra dos terrenos vizinhos para a ampliação e o aumento do cemitério santa Cecilia,ou a compra de um novo local em caráter de urgência para a construção de um novo cemitério para o município de Itinga do Maranhão.