Rádio ITINGAFM Ao vivo

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

PF desarticula esquema de compra de votos em três cidades maranhenses

 PF desarticula esquema de compra de votos em três cidades maranhenses

A Polícia Federal do Maranhão cumpriu, na manhã desta quinta-feira (12), quatro mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão contra um grupo criminoso investigado de corrupção eleitoral através de aliciamento de eleitores e posterior compra de votos, seguido de atos de ameaça e intimidação com cobrança de valores e apoio político em favor de candidato a prefeito indicado pelo esquema.

Na operação denominada “Novo Cangaço”, várias pessoas afirmaram que foram abordadas por membros do esquema delitivo para aceitarem a oferta de valores, seja em dinheiro ou materiais de construção, mas passaram a ser alvo de ameaças e represálias do grupo, inclusive com uso de armas de fogo, por terem mudado de opinião política ou afirmado que não mais votariam no candidato a prefeito indicado.

Outros afirmaram que foram vítimas de intimidação e ameaça praticadas por pessoas armadas ligadas ao grupo investigado, ocasião em que foram obrigadas a retirar objetos de propaganda política de candidato adversário e a parar com atos de campanha política.

Apura-se, ainda, a possível utilização de recursos públicos federais para o esquema de compra de votos, mediante desvio de valores de entidade que presta serviço ao ente municipal, o que pode explicar a razão dos altos valores ofertados aos eleitores cooptados.

Maranhão é o estado com maior número de requerimentos do seguro-defeso

  O Maranhão é o estado com maior número de requerimentos de seguro-defeso, segundo levantamento do Instituto Nacional de Seguridade Social ...