Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (13), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a Operação Mercúrio na cidade de Timon, com o objetivo de desarticular uma célula criminosa que operava dentro e fora de presídios.
As investigações, conduzidas ao longo de nove meses, revelaram o envolvimento de advogados no esquema. Eles teriam atuado como mensageiros de uma facção criminosa, o Bonde dos 40, transportando recados entre presos e membros externos da organização. Além disso, foram flagrados entrando com drogas durante visitas profissionais, facilitando a comercialização dos entorpecentes dentro do sistema prisional.
A operação resultou na prisão de dois advogados e no cumprimento de mandados de prisão contra presos já detidos, além de buscas em locais estratégicos. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados do Maranhão.
A ação contou com a colaboração das Polícias Civil e Militar do Maranhão, Polícia Civil do Piauí, e dos Gaecos do Distrito Federal e Piauí, em uma ampla mobilização contra o crime organizado.