Rádio ITINGAFM Ao vivo

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Advogados são investigados por atuarem como mensageiros de traficantes em presídios

 

Advogados são investigados por atuarem como mensageiros de traficantes em presídios

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (13), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a Operação Mercúrio na cidade de Timon, com o objetivo de desarticular uma célula criminosa que operava dentro e fora de presídios.

As investigações, conduzidas ao longo de nove meses, revelaram o envolvimento de advogados no esquema. Eles teriam atuado como mensageiros de uma facção criminosa, o Bonde dos 40, transportando recados entre presos e membros externos da organização. Além disso, foram flagrados entrando com drogas durante visitas profissionais, facilitando a comercialização dos entorpecentes dentro do sistema prisional.

A operação resultou na prisão de dois advogados e no cumprimento de mandados de prisão contra presos já detidos, além de buscas em locais estratégicos. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados do Maranhão.

A ação contou com a colaboração das Polícias Civil e Militar do Maranhão, Polícia Civil do Piauí, e dos Gaecos do Distrito Federal e Piauí, em uma ampla mobilização contra o crime organizado.

Maranhão é o estado com maior número de requerimentos do seguro-defeso

  O Maranhão é o estado com maior número de requerimentos de seguro-defeso, segundo levantamento do Instituto Nacional de Seguridade Social ...