Foto: Reprodução/Polícia Civil do MA
As Polícias Civis do Maranhão e Goiás prenderam, nessa quinta-feira (29), um homem, de 37 anos, suspeito de integrar uma organização criminosa especializada em roubos de cargas, especialmente em rodovias estaduais e federais. A prisão foi realizada na cidade de Palmeiras de Goiás, em Goiás.
Segundo o Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC/SEIC), o indivíduo também possui um histórico criminal de envolvimento em roubos a instituições financeiras. O departamento acredita que a prisão do suspeito reforça as evidências de que a organização criminosa tem ramificações interestaduais, atuando em diversas frentes de atividades ilícitas.
Vale lembrar que, na última sexta-feira(23), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou a “Operação Estrada Livre”, com a missão de cumprir quatro mandados de prisão contra investigados de integrarem o mesmo grupo criminoso. As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Belém, no Pará, e na capital maranhense, São Luís.
Dinâmica do crime
De acordo com as investigações, o grupo criminoso utilizava métodos sofisticados para executar os crimes, incluindo o uso de bloqueadores de sinal (jammers) para impedir o rastreamento de cargas roubadas. A quadrilha operava de forma articulada, com funções bem definidas entre seus membros, que iam desde a abordagem violenta dos caminhoneiros até a logística de distribuição das mercadorias roubadas.