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Você já recebeu ligações de golpistas se passando por funcionários de empresas conhecidas? Um exemplo é o “golpe do 0800”, que no último ano registrou mais de 4 mil casos por hora. Nesse golpe, criminosos se passam por atendentes de bancos, solicitando dados financeiros para aplicar fraudes.
Para combater esse tipo de fraude, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está desenvolvendo o “Origem Verificada”, um sistema que permitirá identificar a origem de chamadas desconhecidas.
UTILIZANDO BANCO DE DADOS
Essa ferramenta utilizará um banco de dados com informações de contato de diversas empresas. Dessa forma, quando uma empresa cadastrada realizar uma ligação, o sistema identificará a origem da chamada.
Conforme a Conexis, associação que representa as operadoras Vivo, Claro, Tim, Algar Telecom, Oi e Sercomtel, o sistema será disponibilizado pelas operadoras às empresas interessadas, como bancos. Para que seus nomes sejam identificados nas chamadas, essas empresas precisarão contratar o serviço diretamente com as operadoras.
SEM CUSTOS ADICIONAIS
Embora a Conexis não tenha divulgado o valor que será cobrado pelo serviço, foi informado que os consumidores não terão custos adicionais.
A Anatel afirma que a medida tem como objetivo aumentar a segurança contra golpes que utilizam números falsos e fornecer mais informações aos consumidores para que possam decidir se desejam ou não atender a uma chamada, evitando, assim, ligações indesejadas. A agência planeja anunciar oficialmente a novidade em outubro.
ALERTA DA ANATEL
Mas fique atento: a Anatel esclarece que, embora a iniciativa tenha como objetivo identificar chamadas autênticas, ela não pode garantir total proteção contra o roubo de dados pessoais. Além disso, a agência enfatiza que os clientes não precisarão baixar nenhum programa para utilizar o sistema.
Atualmente, segundo a Anatel, muitos celulares ainda não têm suporte para a ferramenta devido a limitações em seus sistemas operacionais. Por isso, as “principais fabricantes do país” estão trabalhando em atualizações para resolver essa questão.
A agência também informou que os “principais bancos e empresas de telecomunicações do Brasil” já estão conduzindo testes para avaliar a funcionalidade do recurso em diferentes condições e dispositivos móveis.
COMO SE PROTEGER?
– Os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem informações como senhas, tokens e outros dados pessoais nessas ligações. Os bancos também nunca ligam e pedem para que clientes façam transferências, PIX ou qualquer tipo de pagamento.
– Se for algo fácil ou bom demais, desconfie. Cuidado com o senso de urgência que os criminosos querem passar.
– Cuidado com a exposição de dados nas redes sociais, como por exemplo em sorteios e promoções que pedem número de telefone do usuário e outras informações pessoais.
– Ao receber uma mensagem de algum contato com número novo, certifique-se de que a pessoa realmente mudou o número de telefone.
– O banco nunca contacta cliente via ligações ou mensagens e pede para que ele instale algum aplicativo. Se isso acontecer, desconfie.