Rádio ITINGAFM Ao vivo

quarta-feira, 3 de maio de 2017

SEMA avança na criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças


  Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças




A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou reunião com o primeiro bloco de municípios, que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças: Barreirinhas, Paulino Neves e Tutoia. O intuito foi retomar as ações de criação do Comitê da bacia citada.

A Bacia representa 2% da área total do Estado e 135 km de extensão, uma área de 6.707,91 km, sendo formada por três rios: Preguiças (o principal e em sua maior extensão), Negro e Cangatã. É composta por 10 municípios maranhenses, além dos já citados: Santana do Maranhão, Anapurus, Santa Quitéria, Urbano Santos, Belágua, Santo Amaro e Primeira Cruz.

A próxima etapa são as capacitações com todos os municípios, que já foram divididos por blocos. A primeira capacitação já está marcada para o dia 19 de maio.

O pró-comitê já foi criado e as tratativas para a criação do Comitê avançaram, ainda mais neste ano. O órgão gestor será composto por representantes do poder público, usuários de água e sociedade civil, nos moldes da Resolução do CONERH Nº 02/2013.

Os comitês de bacia hidrográfica são órgãos que consolidam a descentralização da gestão, sendo constituídos por três setores da sociedade e tendo como unidade de gerenciamento a bacia hidrográfica. São instâncias colegiadas cujos membros exercem a função de um parlamento das águas, pois tomam decisões sobre questões referentes à bacia, tendo como principais competências aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, dirimir conflitos pelo uso da água, estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água, entre outras funções.

No Maranhão, já foram criados dois comitês: das bacias hidrográficas do Rio Mearim e do Rio Munim. “Essa mobilização vem da sociedade para o poder público. O Comitê de Bacia Hidrográfica é, na verdade, um colegiado representado pelo poder público, sociedade civil e usuários de água, com um olhar local da bacia, o que ela precisa, o que ela ainda tem, como a podemos utilizar de forma sustentável a água”, explicou o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.

O prefeito de Paulino Neves, Roberto Maués, reconhece a importância do Comitê. “É muito importante a recuperação e preservação dos nossos rios. Além disso, políticas como essas precisam ser exatamente assim, participativas”, destacou o gestor.





Prefeitura de Açailândia convoca beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida Residencial Jardim Aulídia para vistoria nos imóveis sorteados.

Os convocados são especificamente aqueles que foram sorteados nos endereços no dia 30/05/2025, das etapas 4 e 5 do Residencial Jardim Aulídi...