Rádio ITINGAFM Ao vivo

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Veja quem foi destaque na Assembleia Legislativa no primeiro semestre de 2015 conforme o blog de robert lobato.

Blog do Robert Lobato arrisca fazer uma avaliação desprendida de qualquer intenção de ser o “dono da verdade”, sobre os parlamentares que mais  se destacaram na Assembleia Legislativa do Maranhão neste primeiro semestre da atual legislatura. Senão vejamos.
Andrea Murad – A deputada do PMDB consolidou-se na condição de líder da oposição no parlamento. Deputada de primeiro mandato, Andrea tem sido a principal pedra oposicionista no sapato do Palácio dos Leões.
A pouca experiência com a tribuna e com a luta política parlamentar não têm sido obstáculo para que a jovem mulher enfrente debates duros com deputados da base governista, em particular com o líder Rogério Cafeteira. Aliás, Cafeteira tem perdido a maioria do embates para Andrea, que na semana passada chegou a declarar que o líder do governo é “uma vergonha para o parlamento maranhense”.
Ainda que criticada pelo fato de não apresentar muitos projetos à Casa Legislativa, tem sido no papel de fiscal do atos do Palácio dos Leões e de denunciar supostos malfeitos do governo Flávio o que fazem de Andrea Murad, sem dúvida alguma, um dos principais destaques do parlamente neste primeiro semestre de 2015.
A loirinha promete muito mais assim que voltar do recesso legislativo.
Adriano Sarney (PV) – Outro parlamentar oposicionista que tem se revelado bom de briga na Assembleia Legislativa.
Zé Adriano, como também é chamado, pautou assuntos importantes no parlamento nesta primeira metade do anos. Entre eles pode-se destacar a questão da irregularidade na composição da Comissão Central de Licitação no tange ao artigo 51º da Lei Federal 8.666 e o artigo 5º da Lei 9579/2012, que destacam que a CCL deve ser composta por pelo menos 2 (dois) membros servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos órgãos da Administração Direta e Indireta do Estado. A denúncia forço o governo a mudar a composição da CCL.
Outra questão importante levada para a Casa do Povo pelo deputado Adriano Sarney diz respeito aos altos valores da conta de energia elétrica paga pelos maranhenses. O assunto repercutiu positivamente na sociedade em geral e, em particular, no setor produtivo, já que contas altas refletem nos custos de produção da empresas.
O requerimento de intervenção federal, feito por Zé Adriano, para ajudar no combate à violência no estado, foi outra pauta que mexeu com a Assembleia Legislativa no primeiro semestre.
Ressalte-se também o debate levado à Assembleia Legislativa a respeito da falta de infraestrutura área no interior do estado e a atuação ativa durante a crise das demissões de trabalhadores da Alumar.
Foram estas, entre outras ações, que fazem com que o deputado Adriano Sarney fique entre os parlamentares destacados nos seis meses de mandato.
Eduardo Braide (PMN) – Líder do Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão, Eduardo Braide é dos mais qualificados deputados da base de apoio ao governo Flávio.
Braide tem um perfil conciliador, mas sabe fazer o enfrentamento político quando necessário.
Foi assim em vários momentos da sua atuação no primeiro semestre. E um bom exemplo desse lado aguerrido do jovem, mas experiente parlamentar, foi o contraponto feito ao requerimento de intervenção federal proposto por Adriano Sarney. Braide foi muito competente na argumentação contrária à proposta do seu colega oposicionista.
O fato é que dos ditos “sarneysistas”, ou “ex-sarneysistas”, convertidos ao ‘flavismo”, Eduardo Braide é um dos mais competentes e equilibrados deputados da base, tanto que daria um ótimo líder governo. Aliás, ele é um dos deputados mais próximos do secretário de Articulação Política, Márcio Jerry.
Professor Marco Aurélio (PCdoB) – Deputado de primeiro mandando, o professor Marco Aurélio foi o deputado da Região Tocantina que mais se destacou no primeiro semestre de 2015. Aliás, a luta por viabilizar projetos, investimentos e ações governamentais diversas para Imperatriz e região tem sido o foco do mandato do parlamentar comunista.
O deputado participou de várias reuniões com secretários de Estados e outros gestores estaduais e federais: esteve com o secretário estadual de Gestão e Previdência, Felipe Camarão, para discutir o credenciamento de clínicas e hospitais em Imperatriz para atender aos servidores públicos estaduais; com a secretária estadual de Turismo, Delma Andrade, o deputado pautou a necessidade urgente de regularização dos voos comerciais Imperatriz -São Luís – Imperatriz; com o superintendente Regional do DNIT no Maranhão, Gerardo de Freitas, cujo objetivo foi a recuperação da BR-222 e imediata sinalização do trecho Buriticupu-Santa Inês.
Na área da educação, Marco Aurélio destacou a construção do campus agrário da UEMA na cidade de Imperatriz, um investimento de cerca de R$ 15 milhões para o campus que irá receber os cursos de Veterinária, Agronomia, Engenharia Florestal, entre outros.
O fato é que Marco Aurélio, além de ser um dos mais destacados defensores do governo Flávio – chegou a fazer pronunciamento destacando os seis meses de gestão do comunista – tem sido atuante parlamento maranhense na defesa do interesses da região que o elegeu deputado estadual.
Merece está nesta lista de parlamentares mais atuantes do primeiro semestre.
Othelino Neto (PCdoB) – Eleito vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado comunista Othelino Neto é outro parlamentar que não pode ficar de fora da lista de destaques do Blog do Robert Lobato.
O comunista tem atuado como um pitbull na defesa do governo Flávio, ainda que sustente quase sempre a suas defesas olhando para o “retrovisor”, ou seja, remetendo todos os problemas do estado, inclusive os atuais, aos governos “sarneysistas” do passado.
Contudo, Othelino Neto não tem atuado apenas como “cão de guarda” do Palácio dos Leões, já que faz do seu mandato um instrumento de defesa dos interesses de várias regiões do estado, principalmente da Baixada Maranhense.
Isso sem falar das vezes inúmeras vezes que teve que substituir do presidente da casa, deputado Humberto Coutinho, em que saiu-se muio bem no comando da mesa da parlamento maranhense.
Sousa Neto (PTN) – Outro parlamentar oposicionista que foi destaque na Assembleia Legislativa no primeiro semestre.
Sousa Neto entra na lista do Blog do Robert Lobato pelo desempenho que teve, não apenas quanto ao aspecto de fiscalizar o Governo do Estado, mas pela defesa de políticas públicas estaduais para o setor da segurança, uma da áreas em o governo atual enfrenta maior dificuldade.
O parlamentar fez da segurança pública uma das principais bandeiras do seu mandato. O assunto tem sido pautado constantemente pelo presidente estadual do PTN na tribuna.
Outra ação de destaque do deputado Sousa Neto foi a “embaixada” feita junto ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Gerardo de Freitas Fernandes, para tratar das obras nas rodovias que cortam o Maranhão, principalmente duplicação da BR-135, na entrada de São Luís, foi um dos principais assuntos na pauta de discussão.
Vale ressaltar ainda, que  o PTN, partido presidido por Sousa Neto, é a única legenda oficialmente de oposição ao Palácio dos Leões.
Wellington do Curso (PPS) – Um deputado polivalente. Assim pode ser definido o empresário Wellington do Curso, que tem feito um bom mandato e atuando em várias temáticas, sobretudo educação, direitos humanos e minoria em geral.
Com presença constante na tribuna em todas as sessões, Wellington fez intervenções importantes abordando temas que são pautas de interesse do conjunto da sociedade. Mas não foram apenas os discursos que marcaram a atuação parlamenta de Wellington
O deputado popular-socialista teve também uma produção significativa de propostas: foram nada menos do que 150 proposições distribuídas em 80 Indicações, 12 Projetos de Lei, 3 Propostas de Emenda Constitucional (PECs), 2 Anteprojetos de Lei, 58 Requerimentos e 2 Moções, sempre com foco na defesa das minorias, da educação, da segurança pública e, principalmente, às proposições que fazem referência aos anseios do povo maranhense.
Tudo isso faz de Wellington um dos mais atuantes deputados maranhenses na Assembleia Legislativa até aqui.
Zé Inácio (PT) – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o petista Zé Inácio vem atuando de forma altiva, propositiva e com autonomia o seu mandato popular.  Talvez seja o deputado estadual com maior proximidade com os movimentos sociais, um diferencial substantivo do mandato.
Zé Inácio tem se destacado na defesa contínua dos interesses da Baixada Maranhenses. Teve papel importante nas articulações que fizeram com que o governador Flávio Dino autorizasse a licitação para construção da ponte Central/Bequimão; propôs projetos com o objetivo de coibir os conflitos agrários no Maranhão; reconheceu a importância do acordo celebrado entre Brasil e China, que prevê investimentos em vários estados, inclusive no Maranhão via Complexo Siderúrgico (Açailândia e cidades entorno); Teve papel destacado na luta pela defesa do retorno do projeto da Refinaria Premium em Bacabeira; na Cultura fez homenagem ao Dia Nacional do Tambor de Crioula; e mais recentemente solicitou um  à Superintendência Estadual da Caixa Econômica Federal, instalação caixa eletrônico da Caixa Econômica no Porto Cujupe, onde há muito fluxos de pessoa que viajam de ferry-boat no sentido São Luis/Baixada/São Luis.
Enfim, o petista é um dos deputados que tem como plataforma de governo a defesa de quilombolas, assentados, quebradeiras de coco, agricultores rurais, pescadores, entre outras classes excluídas da sociedade.
rafaelRafael Leitoa (PSB)  – O Blog do Robert Lobato resolveu colocar algum suplente no exercício do mando nesta lista. E escolheu o deputado Rafael Leitoa, promissora liderança politica da Região Leste maranhense.
O jovem parlamentar teve boa atuação no primeiro semestre, e, sem dúvida alguma, é principal voz em defesa de Timon e cidades vizinhas.
Bem articulado, inteligente, bom de discurso, Rafael Leitoa Rafael tem defendido, desde que assumiu o mandato, a efetiva parceria entre a Prefeitura de Timon e o Governo do Maranhão. E parece que tem conseguido sucesso no seu intento, uma vez que Timon tem recebido investimentos importantes em consequência desta parceria.
Tanto que na última governador Flávio Dino esteve na cidade anunciou várias obras na presença de mais de 2 mil timonenses, e entre as ações a licitação para construção do Centro da Juventude “Francisco Carlos Jansen”.
E a atuação do deputado Rafael Leitora tem sido fundamental para essas conquistas em prol da cidadania timonense.
Enfim, estes são os deputados que na nossa opinião foram os desataques no primeiro semestre de 2015 na Assembleia Legislativa. Outros, como Cabo Campos (PR), Valéria Macedo (PDT, Júnior Verde (PRB), Edilázio Júnior (PV), também merecem ser lembrados.
Já outros mais experientes como Roberto Costa (PMDB), César Pires (DEM), Max Barros (PMDB) e Edivaldo Holanda, na opinião do Blog do Robert Lobato , deixaram a desejar nestes primeiros seis meses de mandado.
“Ei, Bob Lobato, e o líder do governo, deputado Rogério Cafeteira?”, pode perguntar o leitor mais atento.
Bom, para este blogueiro, Mr. Cafeteira teve desempenho sofrível para a posição que ocupa.
É isso aí.
(Na semana o blog publica a lista dos deputados federais que se destacaram no primeiro semestre).

Lançado edital para construção de portais nos Lençóis Maranhenses

  Lençóis Maranhenses – Foto: CNB F oi publicado o edital de chamamento para a contratação de empresa especializada em engenharia e arquitet...