Representantes de mais de 30 ministérios, 21 agências públicas e bancos federais participam, nesta quinta (11) e sexta-feira (12), da nova edição da Caravana Federativa, realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
A ação, promovida pelo Governo Federal, tem o objetivo de ampliar o acesso a serviços e destravar obras e convênios nos municípios maranhenses.
Durante os dois dias de evento, prefeitos, vice-prefeitos e secretários recebem orientação de servidores federais sobre projetos, parcerias e questões burocráticas. Esta é a segunda parada da caravana em 2025 — a primeira ocorreu no Rio Grande do Norte — e registrou mais de 8 mil inscrições no Maranhão.
A abertura contou com a presença do governador Carlos Brandão, além dos ministros Márcia Lopes (Mulheres), André Fufuca (Esportes), Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência) e Wolney Queiroz (Previdência Social). O secretário de Assuntos Federativos, Júlio Pinheiro, representou a ministra Gleisi Hoffmann, responsável pela coordenação geral da caravana.
Brandão destacou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comemorou o recorde de inscritos, lembrando que o Maranhão lidera a captação de recursos do Novo PAC, com 1.741 propostas enviadas ao programa Seleções 2025.
Confira na reportagem de Jauber Pereira: