
O nome do deputado federal do PSD-MA foi escolhido nesta terça-feira (26) para presidir como vice-presidente a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes bilionárias no INSS. A eleição ocorreu durante a sessão de leitura do plano de trabalho apresentado pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), que destacou a gravidade do esquema e prometeu rigor nas investigações.
A CPMI foi instalada para apurar um rombo de R$ 6,3 bilhões aos cofres públicos, causado por irregularidades em benefícios previdenciários entre 2019 e 2024, segundo apurações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União. A comissão terá até 180 dias para concluir os trabalhos.
Duarte Jr., ao assumir o cargo, afirmou que a comissão tem como missão central proteger os beneficiários da Previdência Social. Ele ressaltou que as apurações não terão viés ideológico e prometeu conduzir os trabalhos com transparência e imparcialidade: “Esse escândalo é contra os mais vulneráveis. Vamos garantir justiça aos aposentados”.
Durante a sessão, parlamentares de diferentes partidos subiram à tribuna. O senador Izalci Lucas (PL-DF) classificou as fraudes como um ato de “covardia” e defendeu que a comissão seja firme na reparação dos prejuízos. A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) criticou eventuais tentativas de blindagem política e cobrou responsabilização dos culpados. Já o senador Rogério Carvalho (PT-SE) elogiou a atuação do governo federal em ressarcir os afetados e pediu atenção ao problema dos empréstimos consignados, que também causaram prejuízos a aposentados.
O deputado Mário Heringer (PDT-MG) sugeriu que ex-ministros da Previdência sejam convidados a prestar esclarecimentos, e não convocados formalmente, como forma de manter o respeito institucional.
Além das oitivas, que seguirão a ordem dos requerimentos apresentados — já são 35 solicitações em análise —, a CPMI pretende ouvir ex-dirigentes do INSS, autoridades do governo e representantes de órgãos de controle, além de examinar documentos de investigações em curso.