Rádio ITINGAFM Ao vivo

terça-feira, 6 de maio de 2025

Wolney Queiroz é o novo ministro da Previdência




Carlos Lupi pediu demissão nesta sexta-feira (2/5), após o escândalo envolvendo descontos ilegais de aposentados pelo INSS. A nomeação foi confirmada pelo Palácio do Planalto

A mudança no comando do Ministério da Previdência Social foi comunicada oficialmente através de nota à imprensa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde desta sexta-feira, 2 de maio, o pedido de demissão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, durante audiência no Palácio do Planalto.
O presidente convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da Previdência, para ocupar o cargo de ministro.
A exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União.

Ex-deputado federal pelo PDT, partido que Lupi preside (atualmente licenciado), Wolney foi escolhido pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com uma trajetória de seis mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados, entre 1995 e 2023, Queiroz não conseguiu a reeleição nas últimas eleições, mas foi integrado ao governo como número dois da Previdência.

A troca de comando acontece depois da grande repercussão em torno da operação “Sem Desconto”, deflagrada na semana passada, apura descontos irregulares feitos por associações que possuem convênios com o INSS. Segundo as investigações, esses grupos podem ter desviado mais de R$ 6 bilhões nos últimos anos.

Maranhenses são premiadas por desempenho no Enem

  As maranhenses Laís Sousa Fernandes e Mariana Dias Cesário foram premiadas nesta segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, Brasília, pel...