Rádio ITINGAFM Ao vivo

terça-feira, 20 de maio de 2025

Brasil pode ser declarado livre da gripe aviária em até 28 dias

 

Brasil pode ser declarado livre da gripe aviária em até 28 dias

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19) que o Brasil pode ser declarado livre da gripe aviária, caso não sejam identificados novos focos da doença no país. A liberação permitirá a retomada das exportações de carne de aves.

“O protocolo do ciclo é de 28 dias para a gripe aviária. Se em 28 dias não houver nenhum outro caso confirmado no Brasil, nós podemos, baseado em ciência, dizer que o Brasil está livre de gripe aviária em todo o território nacional”, declarou o ministro em entrevista a jornalistas.

Na semana passada, o Ministério da Agricultura confirmou o primeiro foco da doença em uma granja comercial localizada em Montenegro (RS). Após a confirmação, oito países, incluindo China, Argentina e a União Europeia, suspenderam as importações de carne de aves do Brasil. Nesta segunda-feira, o Japão anunciou a suspensão parcial das importações.

Segundo o Ministério da Agricultura, esse é o primeiro caso de gripe aviária registrado em sistema de avicultura comercial no Brasil. Desde 2006, o vírus circula principalmente na Ásia, África e norte da Europa.

Com a detecção do foco em Montenegro, a granja foi imediatamente isolada, e todas as aves restantes foram eliminadas para iniciar o protocolo de saneamento do local.

Nova lei muda tabela do IR e amplia isenção para milhões de brasileiros

  A nova tabela do Imposto de Renda passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2026 e traz como principal mudança a isenção do tributo para...