Rádio ITINGAFM Ao vivo

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

MA isenta ICMS para indústrias de laticínios e derivados do leite

 

(Foto: Arquivo/Honório Barbosa)

O Governo do Maranhão acaba de anunciar que irá desonerar o ICMS para o setor da indústria de laticínios do estado.

O decreto será assinado pelo governador Carlos Brandão nesta sexta-feira, 01, em solenidade no Salão de Atos do Palácio dos Leões, às 9h.

De acordo com a assessoria do governo, a adoção de carga tributária zero para a cadeia do leite no Maranhão dará maior competividade ao segmento, especialmente nas operações interestaduais.

O decreto que será assinado pelo governador Carlos Brandão concede crédito presumido de ICMS para a indústria maranhense de laticínios, de forma que o setor estará desonerado do imposto que deveria incidir sobre a produção e as suas vendas até o mês de dezembro de 2024.

A desoneração alcança as operações de vendas de mercadorias produzidas pelas indústrias de laticínios no Estado, tanto nas comercializações internas quanto interestaduais

Com o decreto, as indústrias não terão ICMS a recolher sobre as suas vendas de produtos como leite, soro de leite, creme de leite, iogurte, kefir, manteiga, queijos, requeijão, leite em pó, leite condensado, entre outros produtos, até o mês de dezembro.

Para fazer jus ao benefício, a indústria de lacticínios deve fazer opção por essa compensação, estar em situação de regularidade fiscal e cadastral e sob controle do Serviço de Inspeção Federal, do Serviço de Inspeção Estadual ou do Serviço de Inspeção Municipal.

O benefício estabelecido no decreto entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 1º de setembro de 2024.

Prefeitura de Açailândia convoca beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida Residencial Jardim Aulídia para vistoria nos imóveis sorteados.

Os convocados são especificamente aqueles que foram sorteados nos endereços no dia 30/05/2025, das etapas 4 e 5 do Residencial Jardim Aulídi...