Rádio ITINGAFM Ao vivo

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

6 de outubro está chegando: já confirmou seu local de votação?

 

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Se você está com seu título regular e irá votar no dia 6 de outubro, a Justiça Eleitoral orienta que verifique com antecedência seu local de votação e seção. Isso ajuda a evitar perda de tempo no dia da eleição.

As opções são pelo aplicativo e-título (onde votar), pelo autoatendimento do site www.tre-ma.jus.br (título eleitoral/onde votar) ou ligando para o número 0800 098 5000 (dias úteis entre 13h e 19h) e nos dias 5 e 6 de outubro entre 8h e 17h.

Em especial sobre o aplicativo e-título, a Justiça Eleitoral recomenda baixá-lo até o dia 5 de outubro, pois no dia 6 não será possível. Além de possibilitar o acesso a diversos serviços, como a consulta da situação eleitoral, ele permitirá que quem estiver fora de sua cidade possa justificar a ausência durante o horário de votação, que é das 8h às 17h.

Inclusive, se no aplicativo aparecer sua foto, ele servirá como documento oficial de identificação no dia da eleição. Porém, se não aparecer, ele deve ser apresentado junto de outro documento como RG, CNH, carteira de trabalho (apenas a versão física), passaporte ou carteira profissional (exemplo OAB).

A cola eleitoral com os números das candidaturas escolhidas, a fim de facilitar o registro do voto, é permitida.

Mas atenção: é proibido levar para a cabine de votação:

aparelho celular;
máquinas fotográficas;
filmadoras;
equipamento de radiocomunicação; ou
qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.
A proibição é válida, inclusive, para aparelhos que estejam desligados.

Porém, com quem ficam os aparelhos eletrônicos?

Se você foi até a seção eleitoral com algum dos dispositivos mencionados, não se preocupe. Quando chegar a hora de votar, basta desligar os aparelhos e deixá-los no lugar indicado pela mesa receptora de votos.

Com informações do TRE-MA

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

  Foto: Reprodução O  ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na noite de quarta-feira (27/11) a ampliação da faixa para isenção no I...