Rádio ITINGAFM Ao vivo

segunda-feira, 4 de março de 2024

Contas de luz não terão acréscimo no mês de março

 O mês de março chega com energia e economia para as famílias brasileiras: as contas de luz permanecerão com bandeira tarifária verde para todos os clientes do Sistema Interligado Nacional (SIN). A notícia foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na última sexta-feira (23).

O Sistema de Bandeiras Tarifárias, que apresenta as modalidades verde, amarela e vermelha, indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade. Segundo a ANEEL, a permanência da bandeira verde, que está em vigor há quase dois anos, ocorreu devido às ótimas condições de geração de energia elétrica.

A conta de luz é composta pelos custos de geração, transmissão e distribuição da energia, pelos encargos que custeiam o setor elétrico e pelos tributos federais, estaduais e municipais. Nesse sentido, as bandeiras tarifárias são apresentadas nas contas de energia como uma forma de sinalização mensal dos reais custos de geração de energia elétrica. Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que não sofre nenhum acréscimo. Esse cenário favorável traz benefícios para todos os clientes, especialmente para aqueles de baixa renda, possibilitando maior economia financeira.

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

  Foto: Reprodução O  ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na noite de quarta-feira (27/11) a ampliação da faixa para isenção no I...