O Google Maps confirmou que o modo carro vai deixar de existir no aplicativo para Android a partir do mês de fevereiro. Agora, quem abre a interface durante a navegação recebe o aviso “Esta visualização será desativada em fevereiro”, sinal de que a despedida está próxima.
Já havia certa expectativa para o fim da função: algumas informações encontradas no código do app sugeriam o encerramento do modo e apontavam o prazo para o segundo mês do ano. É provável que o Maps substitua a opção por outros comandos de voz integrados ao Google Assistente, mas sem as informações visuais na tela.
O que é o modo carro?
O modo carro é uma função que cria uma interface adaptada para a navegação no Google Maps enquanto a pessoa dirige. O aplicativo exibe um menu com acesso rápido ao Google Mensagens e serviços de reprodução de áudio, como Spotify e YouTube Music.
O recurso é exclusivo ao Android, pois recebe integração com o Google Assistente. A ideia do modo era criar uma interface simplificada para que os motoristas pudessem escolher músicas ou ver notificações com poucos toques na tela. O fim da função deve ampliar a presença dos comandos de voz do Assistente, o que pode proporcionar uma experiência ainda mais segura, mantendo os olhos na pista.
Vale lembrar que outros aplicativos também possuem uma interface adaptada para a direção, como o Spotify, que reduz os comandos disponíveis na tela enquanto o Maps está em execução. Ainda não é possível apurar se o streaming vai manter o modo ativo.