O ID Estudantil é um novo sistema totalmente digital que será lançado em 82 dias pelo Ministério da Educação
A nova Identidade Estudantil Digital promete evitar fraudes. Isso porque a partir do uso do ID Estudantil, cada aluno que solicitar a carteira de estudante pelo sistema do Ministério da Educação (MEC), terá seus dados checados por meio da base de dados do Governo Federal.
O ID Estudantil é uma nova versão da “carteirinha de estudante” agora totalmente digital, que valerá para estudantes da educação básica, tecnológica e superior. A partir do cadastro online, todos os dados fornecidos por cada aluno será checado e o documento só será gerado após a confirmação das informações, assim será possível evitar falsificações.
O novo sistema 100% digital e gratuito, ainda é opcional. Para o uso do ID Estudantil na entrada em eventos pagando meia entrada, o aluno deverá abrir o aplicativo, que será lançado em cerca de 82 dias, e apresentar o QR Code que aparece na tela, assim como é feito atualmente com a carteirinha física.
O Sistema
O cadastro prévio dos estudantes de todo país, poderá ser feito na página do ID Estudantil na internet. A identidade terá validade por todo o período de estudo e será cancelada automaticamente, após o fim do registro de matrícula em cada instituição. Para menores de 18 anos é necessário o registro dos dados também dos responsáveis.
Com informações da Gazeta Online