Rádio ITINGAFM Ao vivo

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Carteira de trabalho: app grátis substitui documento de papel


CTPS Digital pode ser habilitada por meio de aplicativo para Android e iPhone (iOS)



A CTPS Digital, versão para Android e iPhone (iOS) da Carteira de Trabalho e Previdência Social, passou a ser equivalente ao documento físico. A portaria 1.065/2019, editada pelo Governo Federal nesta terça-feira (24), revelou ainda que o trabalhador será identificado no sistema apenas pelo CPF. Ao ser contratado, portanto, o cidadão não precisará mais apresentar sua carteira física. Para a habilitação do documento, o usuário deve criar uma conta no portal Gov.br. O acesso também pode ser feito por meio do aplicativo grátis para smartphone.

Com o documento digital, os contratos de trabalho e anotações, como férias e salário, serão feitos eletronicamente. O usuário pode acompanhar essas informações e outros dados profissionais por meio do app e do site. Mesmo assim, a versão física deve ser guardada e preservada, já que pode ser usada em caráter excepcional.

A CTPS Digital é equivalente ao documento físico, mas a versão antiga também pode ser necessária para a comprovação do tempo de serviço, de acordo com o Ministério da Economia. Além disso, empresas que não utilizam o eSocial poderão solicitar a utilização da Carteira de Trabalho original para anotações.

Como baixar
Para instalar e usar a nova Carteira de Trabalho Digital, basta acessar o link de download da CTPS Digital pelo TechTudo e clicar em “Baixar”.

Vale lembrar que há outras variantes digitais de documentos disponíveis, como a Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital), Título de Eleitor (e-Titulo) e Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Todos têm o mesmo valor dos documentos impressos.

Com informações do TechTudo

Prefeitura de Açailândia convoca beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida Residencial Jardim Aulídia para vistoria nos imóveis sorteados.

Os convocados são especificamente aqueles que foram sorteados nos endereços no dia 30/05/2025, das etapas 4 e 5 do Residencial Jardim Aulídi...