A reunião ordinária aconteceu na cidade de Formosa da Serra Negra. A onde vários representantes do turismo do Pólo da Chapada das Mesas estiveram presentes. As cidades que participaram desse encontro foram: Balsas; Carolina; Estreito; Formosa da Serra Negra; Fortaleza dos Nogueiras; Imperatriz; Itinga do Maranhão e Riachão. Principalmente os Secretários das pastas no qual faz parte o turismo, ou de setores agregados que contribuem para sua potencialização, como, a Cultura, o Desenvolvimento Econômico e a Comunicação. Estes representaram suas cidades e municípios pertencentes ao pólo turístico referido. Também estiveram presentes consultores e assessores do SEBRAE; os comerciantes de produtos turísticos e da comunidade local.
Em 2017 o prefeito Lúcio Flávio trouxe a boa notícia de que a cidade de Itinga, entre outras cidades, entrou no mapa do turismo do Maranhão, através de um amplo trabalho do Ministério do Turismo junto aos Gestores Municipais e Estaduais que fortemente defendiam a necessidade de identificação e classificação das cidades com vocação turísticas, para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região. Itinga que não podia ficar de fora participou da reunião representada pelo seu Secretário de Cultura Turismo e Lazer Cleber Monteiro e o Assessor de Comunicação Social Djalma Macedo. Que nos trouxeram o conteúdo e os objetivos desse encontro, que foram: apresentação dos novos membros da Instância de Governança Fórum do Pólo Turístico da Chapada das Mesas; reunir os novos membros das diretorias setoriais; a troca de experiências e as ações para qualificação do turismo; estratégias de captação de recursos; metas de pesquisas e levantamentos de dados; análises de produtos dos Municípios e fortalecer as estratégias de cada diretoria setorial para 2018. Além disso, foram apresentados: o Protocolo de Intenções da SECTUR/SEDEC; aprovação do calendário anual turístico, artístico, religioso, cultural e de negócios do Pólo Turístico da Chapada das Mesas; também foram discutidas estratégias de marketing e publicidade do Pólo da Chapada das Mesas fora do estado do Maranhão.
O Secretário de Cultura retornou otimista dessa reunião, com a expectativa de que as coisas estão caminhando no rumo certo, entendendo que com o alinhamento, a organização dessas ações, a formação de um consórcio das cidades integradas, com o mesmo objetivo em conjuntos, a criação de um produto turístico bem organizado, para serem apresentados na próxima reunião já marcada, vai contribuir muito para que em breve o Itinga também esteja fazendo parte do catálogo das grandes rotas de cidades turísticas maranhense a serem visitadas.
.