O presidente da Colônia de Pescadores Z-148, Itinga do Maranhão, Rivelino de Souza, está em Brasília-DF para participar do Encontro Nacional da Pesca Artesanal do Brasil.
Nos dias 16 e 17 de janeiro 2018, Brasília receberá delegações de todo o país, além de autoridades federais e estaduais, para o Encontro Nacional da Pesca Artesanal. No encontro, serão debatidos os rumos das políticas públicas e diretrizes governamentais para o setor. Promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o evento conta ainda com a o apoio técnico de outros órgãos, como o Ministério do Turismo (MTur).
Participarão do encontro desde pescadores amadores a profissionais ligados à cadeia produtiva da pesca amadora, como representantes do setor de meios de hospedagem, condutores de pesca, comerciantes de equipamentos de pesca, fabricantes de produtos de pesca, profissionais da imprensa especializada e pesquisadores.
“O Ministério do Turismo têm trabalhado em conjunto com o MPA, para buscar o alinhamento de políticas que envolvam as atividades de pesca e turismo. Além disso, contribuímos para a construção do documento que servirá de base para as políticas voltadas para a estruturação da pesca amadora”, explicou
A mobilização tem o apoio da Frente Parlamentar Mista em defesa da Pesca, as discussões são voltadas a ações que beneficiará a classe de pescadores artesanal de um modo geral.
Na abertura do Encontro Nacional da Pesca Artesanal, já está confirmada a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, Representantes do MTur também estarão presentes. Participarão todos os Superintendentes Federais de Pesca e Aquicultura, além de representantes de órgãos estaduais e municipais de diversos estados do Brasil.