Rádio ITINGAFM Ao vivo

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Abertas as inscrições para curso de multiplicadores em manejo florestal do Instituto Mamirauá em 2018





Curso vai apresentar técnicas e princípios do manejo florestal em áreas alagáveis da Amazônia. Interessados têm até o próximo dia 14 de janeiro para se inscrever


O Instituto Mamirauá abriu, nesta segunda-feira (11), as inscrições para o curso “Capacitação de Multiplicadores em Manejo Florestal Comunitário em Área de Várzea: 2ª Etapa - Exploração de Impacto Reduzido”. A formação acontece em Tefé, estado do Amazonas, e é indicada para profissionais ligados a projetos de manejo florestal em áreas protegidas da Amazônia. As inscrições vão até o próximo dia 14 de janeiro.

Unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Instituto Mamirauá incentiva o manejo florestal em áreas de várzea há quase 20 anos. Para compartilhar esse conhecimento a outras regiões da Amazônia, são realizados os cursos de multiplicadores.

Nesta edição, 12 vagas serão oferecidas para analistas ambientais, gestores governamentais, técnicos de ONGs, organizações locais e prefeituras municipais interessadas em implementar técnicas de manejo florestal. Serão reservadas duas vagas à participantes de países da Pan-Amazônia (Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, as Guianas e Suriname).

O curso contará com uma equipe de instrutores e técnicos experientes em ações de manejo participativo de recursos florestais. Os participantes conhecerão princípios de organização social de comunidades ribeirinhas na Amazônia, análise de custo para a atividade de manejo florestal, planejamento de comercialização de madeira manejada, exploração de impacto reduzido e segurança na atividade florestal.

As atividades teóricas e práticas acontecerão entre os dias 19 e 25 de fevereiro de 2018 na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé, e na Reserva Mamirauá.

Inscrições

Os interessados devem enviar mensagem para o e-mail cursomfc2018@mamiraua.org.br com os seguintes documentos: carta de intenção solicitando a inscrição e descrevendo suas atuais atividades ou aquelas relacionadas com o curso em questão; declaração de um dos dirigentes de sua organização de origem concordando com sua participação e atestando a autorização para seu afastamento pelo período do curso; cópias escaneadas de seus documentos pessoais (RG e CPF); curriculum vitae resumido; endereço profissional e residencial e uma declaração do candidato de que pode custear a sua participação no curso.

Os 12 participantes selecionados terão os seguintes custos cobertos: taxa de inscrição, certificado, materiais didáticos, alojamento e alimentação e translado até o local do curso, na cidade de Tefé e RDS Mamirauá, nos dias do curso. Os custos de deslocamento dos participantes de seu local de origem até Tefé (ida e volta) deverão partir de suas instituições, a título de contrapartida, ou do próprio candidato.

O curso “Capacitação de Multiplicadores em Manejo Florestal Comunitário em Área de Várzea: 2ª Etapa - Exploração de Impacto Reduzido” conta com financiamento pela Fundação Gordon and Betty Moore.
Confira aqui o edital do curso na íntegra: Edital do curso de capacitação de multiplicadores em manejo florestal comunitário em área de várzea_ 2ª Etapa - Exploração de Impacto Reduzido

Edição: João Cunha

Prefeitura de Açailândia convoca beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida Residencial Jardim Aulídia para vistoria nos imóveis sorteados.

Os convocados são especificamente aqueles que foram sorteados nos endereços no dia 30/05/2025, das etapas 4 e 5 do Residencial Jardim Aulídi...