Rádio ITINGAFM Ao vivo

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Vereadores do Itinga do Maranhão aprovam proibição de discussão de gênero em escolas






Câmara Municipal do Município de Itinga do Maranhão MA, aprovou nesta SEXTA-feira (01/12) um projeto de lei que proíbe a discussão de ideologia de gênero nas escolas do município. 

Projeto de lei de autoria do vereador Claudemir Vieira (PROS), a matéria foi aprovada por unanimidade entre os 11 vereadores que compõem a Câmara. Agora, o projeto vai para o prefeito Lúcio Flávio (PSDB), que pode sancionar ou não.

"Não estamos proibindo o debate sobre gênero nas escolas, só estamos regulamentando algumas imoralidades que poderiam existir e que não existirão mais por conta da lei”, argumenta o autor do projeto, vereador Claudemir Vieira.





A lei impede qualquer discussão que envolva gênero ou sexualidade nas escolas do município. Integrantes de movimentos sociais contrários à proibição vêm na proposta uma forma de impedir debates sobre homofobia e violência contra a mulher, por exemplo. "O estado é laico e não segue a bíblia e, sim, a Constituição de 1988", argumenta os contra.



Princípios constitucionais

A Procuradoria da República (PGR) questiona leis municipais que proíbem o ensino de "ideologia de gênero" nas escolas mantidas pelas prefeituras. Para o procurador Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, tais leis têm fundo religioso e estimulam o sofrimento, violência, marginalização e evasão escolar de homossexuais.

Maranhão tem mais de 1,16 milhão de famílias no Bolsa Família este mês

  Mais de 1,16 milhão de famílias em todos os 217 municípios do Maranhão serão contempladas em setembro com o Bolsa Família. Para isso, o in...