Rádio ITINGAFM Ao vivo

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Vereadores do Itinga do Maranhão aprovam proibição de discussão de gênero em escolas






Câmara Municipal do Município de Itinga do Maranhão MA, aprovou nesta SEXTA-feira (01/12) um projeto de lei que proíbe a discussão de ideologia de gênero nas escolas do município. 

Projeto de lei de autoria do vereador Claudemir Vieira (PROS), a matéria foi aprovada por unanimidade entre os 11 vereadores que compõem a Câmara. Agora, o projeto vai para o prefeito Lúcio Flávio (PSDB), que pode sancionar ou não.

"Não estamos proibindo o debate sobre gênero nas escolas, só estamos regulamentando algumas imoralidades que poderiam existir e que não existirão mais por conta da lei”, argumenta o autor do projeto, vereador Claudemir Vieira.





A lei impede qualquer discussão que envolva gênero ou sexualidade nas escolas do município. Integrantes de movimentos sociais contrários à proibição vêm na proposta uma forma de impedir debates sobre homofobia e violência contra a mulher, por exemplo. "O estado é laico e não segue a bíblia e, sim, a Constituição de 1988", argumenta os contra.



Princípios constitucionais

A Procuradoria da República (PGR) questiona leis municipais que proíbem o ensino de "ideologia de gênero" nas escolas mantidas pelas prefeituras. Para o procurador Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, tais leis têm fundo religioso e estimulam o sofrimento, violência, marginalização e evasão escolar de homossexuais.

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

  Foto: Reprodução O  ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na noite de quarta-feira (27/11) a ampliação da faixa para isenção no I...