Salários em dia, 13º, abono de férias e quitação de débitos com fornecedores, é assim que a prefeita Vete Botelho está deixando o município para o próximo gestor, após oito anos de uma administração que trouxe muitos saldos positivos para o município.
Vale lembrar, que nos últimos oito anos Itinga do Maranhão passou por uma grande transformação, tanto na sede quanto na zona rural em todos os setores como infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento social. Vete pavimentou e urbanizou cerca de 70% das ruas de Itinga, incluindo o povoado de Cajuapara, que hoje tem 90% de suas ruas asfaltadas, construiu pontes, bueiros e deu manutenção às estradas que ligam os 29 povoadas à sede do município mantendo a trafegabilidade mesmo durante os rigorosos invernos, construiu Unidades de Saúde na sede e na zona rural e substituiu mais da metade das escolas de pau-a-pique por construções no padrão MEC, deixando os projetos encaminhados para que o próximo gestor continue o trabalho.
Um dos últimos atos da gestora, na manhã desse sábado (31), foi mostrar em carreata para a comunidade toda a frota mecânica do município adquirida nos últimos oito anos e em seguida entregou oficialmente ao prefeito eleito Lúcio Flávio todos os veículos e máquinas pesadas do município durante uma solenidade na Laminite. Vete entrega também o município totalmente adimplente e com vários recursos já alocados para obras que serão executadas pelo próximo gestor, como a construção do Hospital Municipal, que já conta com a verba e terreno doado, faltando apenas uma liberação do Ministério da Saúde.
GOVERNO DE TRANSIÇÃO
Mais um fato marcante e inédito no município nesse final de gestão de Vete Botelho foi o Governo de Transição, ato que ela fez questão de executar com a maior transparência para que o seu sucessor possa iniciar o mandato sem perdas de tempo. Nos últimos 60 dias a prefeita recebeu por várias vezes em seu gabinete a equipe da transição formada pelo prefeito eleito, disponibilizando todas as informações solicitadas para que o novo gestor possa iniciar seu trabalho com total conhecimento da realidade administrativa do município.
Amanhã, 1º de janeiro, em seu último ato como prefeita Vete passará a faixa para Lúcio Flávio durante a solenidade de posse, que acontecerá neste domingo dia 01/01/2017 a partir das 09:00 hs na Quadra Poliesportiva Leonardo Reis Carvalho próximo a câmara municipal.
“Tudo que fiz nos últimos oito anos por Itinga não foi nada além da minha obrigação como gestora. Gostaria de poder ter feito muito mais, mas infelizmente o país atravessa uma grande crise e seus efeitos repercutem grandemente em todos os municípios da federação. Mesmo fora da prefeitura continuarei à disposição dessa comunidade como sempre estive ao longo de toda a minha vida. Meus agradecimentos especiais a todos os itinguenses” – diz Vete Botelho.