Rádio ITINGAFM Ao vivo

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Para Ciro Gomes, ciclo de Lula está no fim

Ex-ministro diz que maior reforma do PT foi a tomada de três pinos.© Foto: LC Moreira/Parceiro/Agência O Globo Ex-ministro diz que maior reforma do PT foi a tomada de três pinos.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disse neste domingo, durante o Festival Piauí GloboNews de Jornalismo, que o ciclo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na política está no fim. Durante entrevista no evento, Ciro mais uma vez mostrou sua língua ferina e chamou o presidente Michel Temer de "golpista salafrário" e disse que o ministro das Relações Exteriores, José Serra, está "senil".
-- O que eu penso é que quem está em final de ciclo é o Lula - afirmou o ex-ministro, ao ser perguntado se acreditava que depois do resultado das eleições municipais o PT iria acabar.
Para Ciro, Lula, de quem foi ministro da Integração Nacional, adotou práticas equivocadas.
-- O Lula descolou-se da realidade. Começou a brincar de Deus, a se autorizar a praticar todo o tipo de coisas intoleráveis.
O ex-ministro, que pretende disputar a Presidência em 2018, afirmou ainda que a sua declaração sobre a ideia de levar Lula para uma embaixada para ele não ser preso foi distorcida. Ciro esclareceu que que, na verdade, estava criticando a ideia da ex-presidente Dilma Rousseff de nomear o líder petista ministro da Casa Civil e que a forma correta de protegê-lo não era essa.
-- Disse que deveria ser formada uma comissão de juristas e, se esses juristas considerassem que o Lula poderia ser vítima de uma prisão ilegal, a opção seria sequestrá-lo e levá-lo para uma embaixada.
De acordo com o ex-ministro, o PT não produziu nenhuma reforma importante no país, enquanto esteve no poder, "apenas a da tomada de três pinos".
Apesar de estar sendo processado por Temer, Ciro, por mais de uma vez, chamou o presidente de "golpista salafrário" durante o evento.
Na entrevista, Ciro foi provocado para discorrer sobre figuras da política nacional. Afirmou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é um traidor do país. Sobre Serra, respondeu:
- Pior que agora está senil.
Acusou ainda o candidato do PSOL a prefeito do Rio, Marcelo Freixo, de ter "um moralismo estreito". Por isso, não apoiaria ninguém no segundo da eleição carioca.

Operação conjunta recupera mais de 320 veículos, no Maranhão

  Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil do Maranhão (PCMA) recuperou 324 veículos com registro de roubo ...