Além do atendimento presencial, desde 2015 os consumidores insatisfeitos têm uma nova alternativa para registrar reclamações – o app.
Você sabe como registrar reclamação no Procon? Então fique atento! Além do atendimento presencial, o órgão também dispõe de aplicativo para tornar mais acessível o atendimento a todos os consumidores do Estado. A ferramenta está disponível desde maio de 2015. O aplicativo permite que o consumidor formalize reclamação sobre quaisquer serviços a qualquer momento.
Para registrar reclamação via aplicativo é necessário fazer download do app nas lojas virtuais appstore ou playstore e procurar por PROCON-MA. Em seguida preencher os campos solicitados, com inclusão de imagens do dano sofrido, como por exemplo, nota fiscal ou protocolo de atendimento. No aplicativo o consumidor também terá informações sobre localização da unidade de atendimento Procon mais próxima, além de notícias atualizadas sobre direitos do consumidor, bem como ações do órgão.
Sobre as vantagens do app para a comunidade, a gestora de fiscalização do Procon de Imperatriz, Fernanda Bianquini, ressalta que o aplicativo tem tornado os serviços do órgão mais próximo da população. Ela assinala que por meio do app é possível dar assistência aos consumidores de localidade que ainda não possuem postos de atendimento presencial. “Esse aplicativo permite a formalização de reclamações para consumidores de todo o Estado. Com ele é possível atender consumidores de localidades que ainda não possuem postos de atendimento do Procon. Além do app o Procon-MA também dispõe de site e redes sociais que também são ferramentas que auxiliam o consumidor”.
Atendimento presencial – Em Imperatriz, O PROCON Municipal funciona no Viva Cidadão localizado, na Rua Godofredo Viana, Centro de Imperatriz de segunda à sexta das 8h às 18h e está vinculado à Procuradoria Geral do Município. Para registrar a reclamação, basta apresentar documentação pessoal, descrever o dano sofrido, informar o nome da empresa, comprovantes de extratos bancários, notas fiscais etc.
A coordenadora do órgão, Tereza Perpétuo assinala que todos os consumidores que se sentirem lesados em qualquer relação de consumo devem comparecer à unidade ou registrar a reclamação via aplicativo. “Nós desenvolvemos trabalhos assertivos em prol dos direitos do consumidor. De modo que os cidadãos que se sentirem desrespeitados podem nos procurar, ou acessar o aplicativo PROCON-MA e registrar a reclamação”.
Eva Fernandes [ASCOM]