Na manhã dessa terça-feira (09) prefeita Vete Botelho recebeu em seu gabinete uma equipe de técnicos em saúde dos governos federal e estadual, bem como técnico do Comefc e uma representante da Fundação Vale para tratar sobre a construção do Hospital Municipal de Itinga do Maranhão.
Presentes à reunião Lívia Zandonadi (Fundação Vale), Simone Studer e Anderson Fagundes (Ministério da Saúde), Jairo Souza e Jamerson Ferreira (Secretaria de Saúde do Maranhão) e Dilton Carvalho Ribeiro (Comefc).
A representante da Fundação Vela, Lívia Zondonadi, abriu o debate falando sobre o compromisso da mineradora com os municípios que estão na influência da estrada de ferro Carajás, lembrando porém, sobre os altos custos de uma obra como essa e da importância da contrapartida dos governos federal e estadual, deixando bem claro, que a falta dessa ajuda inviabiliza a construção da obra. Por sua vez, o representante do Ministério da Saúde, Anderson Fagundes, deixou bem claro a impossibilidade recursos oriundos daquele ministério para o ano de 2015, exceto os compromissos de Atenção Básica, que são as verbas já alocadas para o ano em curso.
A prefeita Vete Botelho reafirmou aos presentes a necessidade de construção de um hospital público para o município, que embora tenha a responsabilidade de atendimentos de baixa complexidade, na prática não é isso que acontece e lembrou que o município, mesmo com seus parcos recursos, já vem arcando com a manutenção do hospital existente, evitando ao máximo o deslocamento da população para Açailândia e Imperatriz. “Na verdade – disse a prefeita – já arcamos com a manutenção do hospital existente e queremos apenas o prédio próprio, já que o atual (alugado) funciona de maneira precária, já tendo sido, inclusive, condenado diversas vezes por técnicos da Vigilância Sanitária do Estado”.
Diante da discursão, o técnico do Estado foi sensível à situação exposta pela prefeita e ficou acordado que haverá uma nova reunião nessa sexta-feira (12) em São Luis, dessa vez para que o assunto seja discutido com o alto escalão do governo, no sentido de que o problema seja resolvido em tempo hábil.
Após a reunião em gabinete, a prefeita Vete acompanhou os técnicos a uma visita ao prédio do Hospital Municipal para que eles comprovassem in loco a necessidade urgente de um prédio para abrigar o Hospital Municipal. Logo após, todos rumaram para o Loteamento Paraíso, onde foram conhecer a área de 5.0002 disponibilizada pela prefeitura para a construção do hospital.
Presentes à reunião Lívia Zandonadi (Fundação Vale), Simone Studer e Anderson Fagundes (Ministério da Saúde), Jairo Souza e Jamerson Ferreira (Secretaria de Saúde do Maranhão) e Dilton Carvalho Ribeiro (Comefc).
A representante da Fundação Vela, Lívia Zondonadi, abriu o debate falando sobre o compromisso da mineradora com os municípios que estão na influência da estrada de ferro Carajás, lembrando porém, sobre os altos custos de uma obra como essa e da importância da contrapartida dos governos federal e estadual, deixando bem claro, que a falta dessa ajuda inviabiliza a construção da obra. Por sua vez, o representante do Ministério da Saúde, Anderson Fagundes, deixou bem claro a impossibilidade recursos oriundos daquele ministério para o ano de 2015, exceto os compromissos de Atenção Básica, que são as verbas já alocadas para o ano em curso.
A prefeita Vete Botelho reafirmou aos presentes a necessidade de construção de um hospital público para o município, que embora tenha a responsabilidade de atendimentos de baixa complexidade, na prática não é isso que acontece e lembrou que o município, mesmo com seus parcos recursos, já vem arcando com a manutenção do hospital existente, evitando ao máximo o deslocamento da população para Açailândia e Imperatriz. “Na verdade – disse a prefeita – já arcamos com a manutenção do hospital existente e queremos apenas o prédio próprio, já que o atual (alugado) funciona de maneira precária, já tendo sido, inclusive, condenado diversas vezes por técnicos da Vigilância Sanitária do Estado”.
Diante da discursão, o técnico do Estado foi sensível à situação exposta pela prefeita e ficou acordado que haverá uma nova reunião nessa sexta-feira (12) em São Luis, dessa vez para que o assunto seja discutido com o alto escalão do governo, no sentido de que o problema seja resolvido em tempo hábil.
Após a reunião em gabinete, a prefeita Vete acompanhou os técnicos a uma visita ao prédio do Hospital Municipal para que eles comprovassem in loco a necessidade urgente de um prédio para abrigar o Hospital Municipal. Logo após, todos rumaram para o Loteamento Paraíso, onde foram conhecer a área de 5.0002 disponibilizada pela prefeitura para a construção do hospital.
