Aconteceu em São Luis o 1º Seminário Estadual de Fortalecimento dos Sistemas Municipais de meio Ambiente, promovido pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.O evento aconteceu no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e contou com a presença de prefeitos e secretários do Meio Ambiente de vários municípios maranhenses e Itinga foi representado pela Secretária de Administração, Suzy Dantas e sua Adjunta, Kênia Dias porto da Silva.
O objetivo do Seminário foi reunir todos os representantes das entidades que integram os sistemas de Meio Ambiente para orientá-los quanto aos procedimentos que podem ser realizados pelas secretarias municipais. O município de Itinga do Maranhão, que acaba de criar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da Lei nº 231, de 22 de maio de 2015, não poderia faltar a um evento dessa natureza, no sentido de se inteirar de todos os trâmites relativos a instalação da nova secretaria.
Na verdade os municípios maranhenses passam por situações difíceis no que se refere as questões ambientais apontadas por especialistas, especialmente no que diz respeito aos “lixões urbanos”, que afetam as cidades do interior, bem como as áreas rurais com a contaminação dos lençóis freáticos e rios motivado pela falta de aterros sanitários. O desmatamento foi outro assunto largamente debatido durante o Seminário. Durante o evento, os representantes municipais tiveram a oportunidade de expor projetos, tirar dúvidas e explicar o funcionamento de suas secretarias.
Durante dois dias foram realizados várias oficinas e palestras com o propósito de unir forças para buscar soluções para esses problemas. Vários temas importantes foram debatidos como: Licenciamento Ambiental; Criação dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente; Fortalecimento do Sistema Municipal de Meio Ambiente; Sistema Nacional de Meio Ambiente e Sistemas Municipais de meio Ambiente; Fiscalização; Monitoramento; Cadastro Ambiental Rural; Lições Aprendidas na Gestão Municipal; Política Estadual de Gerenciamento Costeiro; Apresentação de Projeto dos Bombeiros e criação do Fundo Municipal direcionado aos representantes municipais.O evento foi aberto e encerrado pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, que durante seu discurso falou sobre os esforços realizados da SEMA nesses primeiros meses de governo e frisou a importância da criação do Conselho de Meio Ambiente.