Rádio ITINGAFM Ao vivo

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Maranhão ganhará agência de fomento, revela Simplício Araújo

Simplício Araújo durante palestra sobre o Mais Empresas na ACM.
Em palestra sobre o programa “Mais Empresas”, realizada na Associação Comercial (ACM), na quarta-feira, 6, o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, revelou que o Maranhão ganhará uma agência de fomento inspirada no modelo da Desenbahia, Agência de Fomento do Estado da Bahia, mas, claro, voltada para a realidade e potencialidades da economia maranhense.
Segundo o secretário, a equipe da Seinc entregará no próxima terça-feira, dia 12, a proposta de modelo da futura agência do estado para o governador Flávio Dino. Simplício afirmou ainda que a ideia é “trabalhar nos moldes das ações dos Territórios de Cidadania fomentando os arranjos produtivos locais, segundo a vocação econômica produtiva predominante em cada município ou região”.
A notícia é alvissareira, já que há tempos o estado necessita de uma agência de fomento. Aliás, durante o governo Roseana Sarney, um grupo de petistas apresentou uma proposta para o então vice-governador Washington Luiz, mas, infelizmente, não foi dada a devida importância para o projeto.
Cresce o número de empresas abertas no MA
Simplício Araújo destacou ainda para os empresários e jornalistas presentes na ACM, que mesmo em meio à uma crise econômica de amplitude nacional, houve um aumento considerável de abertura de novas de empresas no Maranhão nestes primeiros quatro meses de 2015.
É neste contexto que o governo Flávio lançou o programa Mais Empresas, programa este que consiste em um pacote com quatro medidas de incentivo à geração de emprego, renda e ao empreendedorismo no Maranhão.
Entre as medidas estão a ampliação e critérios transparentes para incentivos fiscais a novos empreendimentos, a redução de alíquota de ICMS para empresas optantes do Simples, a prioridade a micro e pequenas empresas maranhenses nas licitações do governo e, ainda, a simplificação e dispensa de licenciamento ambiental para agricultores familiares.
Enfim, ainda que muito cobrado e tendo que ouvir várias desabafos do empresários, Simplício Araújo saiu-se muito bem na sua explanação e respondeu devidamente a todos os questionamentos apresentados.
O fato é que os empresários gostaram do que viram e ouviram.

Grampola, “Rainha dos Áudios” é morta a facadas em São Luís

  Publicado por Teresa Cristina | Data da Publicação 12/09/2025 09:41 | Comentários: (0) A criadora de áudios irreverentes que viralizaram n...