O objetivo da visita foi chamar a atenção do governo Flávio sobre a importância da retomada do projeto de construção de uma ponte sobre o Rio Pericumã, um sonho de longas datas da população baixadeira.
No seu pronunciamento, Zé Inácio fez um resgate histórico desde a construção da entrada que liga a margem do Rio Pericumã, do lado do município Bequimão à sede do Bequimão, e do outro lado até a sede de Mirinzal, de Central do Maranhão, até os dias atuais.
O petista elogiou ainda a decisão do Governo do Estado, que através da Secretaria de Infraestrutura, autorizou a ordem de serviço para que as obras da ponte sejam, enfim, iniciadas.
Deputado Zé Inácio acompanha prefeitos, José Martins e
Amaury Almeida em vistoria à margem do Rio Pericumã.
Amaury Almeida em vistoria à margem do Rio Pericumã.
O parlamentar esteve acompanhado dos prefeitos do município de Bequimão José Martins e do prefeito de Mirinzal Amaury Almeida e de técnicos da empresa Progen contratada pela secretaria de Infraestrutura para realização da obra.
Confira a íntegra do discurso do deputado petista Zé Inácio (sem edição).
Senhor Presidente, Senhores Deputados e Deputadas, imprensa, quero retomar aqui um tema que foi muito debatido nos anos 70, quando era governador do Estado do Maranhão o Antônio Dino, que é a importância da ponte sobre o Rio Pericumã. O governador Antônio Dino, em 1970, fez a estrada que ligava a margem do Rio Pericumã, do lado do município Bequimão até a sede do Bequimão, e do outro lado até a sede de Mirinzal, de Central do Maranhão. E, na década de 70, a grande parte da população do Litoral Ocidental maranhense fazia o deslocamento do transporte através do Rio Pericumã, e a estrada de acesso à ponte desse rio existe antes do acesso de Central do Maranhão a Pinheiro. No entanto, com a construção da estrada de Central a Pinheiro, o sonho da ponte sobrecaiu no esquecimento. Eu quero aqui fazer dois importantes registros: primeiro que o destino nos coloca na mão do governador Flávio Dino que tem o mesmo sobrenome do então governador Antônio Dino, muito embora não sejam parentes. O Antônio Dino é lá do município de Cururupu. Coloca-se agora nas mãos do governador Flávio Dino a execução desse importante projeto que é a ponte sobre o Rio Pericumã ligando Bequimão a Central do Maranhão. E quero fazer o registro do reconhecimento do governo Flávio Dino da importância desse projeto, inclusive registrando também aqui que o secretário de Infraestrutura, Noleto, já assinou a ordem de serviço que garante a realização do projeto técnico que vai dizer o custo dessa ponte sobre o Rio Pericumã. Ontem tive a felicidade de participar, juntamente com o prefeito de Bequimão, o Zé Martins, o prefeito de Mirinzal, Amaury, que é o prefeito presidente do Consórcio Conguarás que tem sido um grande articulador no sentido na defesa da ponte e eu abro um parêntese para parabenizar todos esses prefeitos que estão nessa articulação, o prefeito dos dez municípios que compõem o Conguarás, o prefeito de Bequimão, Central do Maranhão, Mirinzal, Guimarães, Cedral, Porto Rico, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum Açu, que, de forma articulada, estão usando as caçambas, as máquinas do PAC, caçamba, retroescavadeira, patrol de quatro, cinco municípios e conseguiram já garantir o acesso até o leito do Rio Pericumã, de Central do Maranhão e também de Bequimão ao leito do Rio Pericumã. Então, de forma consorciada, usando as máquinas do PAC para garantir o acesso que permitiu, inclusive à equipe da empresa, que foi contratada pelo Governo do Estado para elaborar o projeto técnico da ponte, pudesse ter acesso de carro, carro traçado, é bem verdade, mas de carro até a margem do Rio. Eu tive a oportunidade de acompanhar a equipe que, daqui mais ou menos uns três ou quatro meses, estará com o projeto da ponte sobre o Rio Pericumã concluída. Projeto esse que será financiado com recursos do BNDES, pois já tem recursos garantidos para isso. Então, eu queria parabenizar o governador Flávio Dino, parabenizar o secretário de Infraestrutura, que se sensibilizou com o tema, pela importância desse projeto e que já deu ordem de serviço para que a ponte, ela saia do papel, e um sonho da década de 70, seja concretizado, nesses próximos três, quatro anos. Muito obrigado, Senhor Presidente.