No ano de 2012, a Uema iniciou a oferta de cursos técnicos de nível médio, resultantes de um acordo de parceria com o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. A Instituição iniciou com 13 cursos técnicos, na modalidade a distância. Além do MEC, a UEMA estabeleceu parceria com a Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTEC/ Programa Maranhão Profissional, com vistas a ampliar a formação de profissionais para atender a demanda do mercado de trabalho.
“A iniciativa da UEMA com a promoção dos cursos técnicos, intermediados pelo UemaNet, traduz o seu compromisso com a formação de profissionais, gerando novas competências técnicas, em interação com uma base científica sólida, capaz de oportunizar trabalho, renda, e empreendimentos, bem como a disseminação de conhecimentos tecnológicos em prol do desenvolvimento econômico e social do estado do Maranhão”, explica a coordenadora geral do UemaNet, Profa.Dra.Ilka Serra.
Serão ofertadas 2.700 mil vagas para o ano de 2015, distribuídas em 22 polos de apoio presencial. São eles: Açailândia, Anajatuba, Balsas, Cajapió, Carolina, Codó, Colinas, Coroatá, Godofredo Viana, Imperatriz, Presidente Dutra, São João dos Patos, Santo Antonio dos Lopes, Santa Inês, Viana, Zé Doca, Carutapera, Morros, Lago da Pedra e São Luís.
Os interessados terão a opção de 8 cursos técnicos: Controle Ambiental, Redes de Computadores, Alimentos, Informática, Guia de Turismo, Segurança do Trabalho, Serviços Públicos e o mais novo curso: Mineração.
“Há uma falta enorme de profissionais no setor de mineração. Inclusive, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que o Brasil é um dos países que menos forma engenheiros de todas as áreas, inclusive nessa. Ou seja, esta escassez começa nas universidades. Na maioria das vezes, por essa falta, as companhias e empresas acabam trazendo profissionais de outros países, como Canadá, Austrália e Chile. E a Uema entra nesse cenário como forma de atender essa demanda, de suprir essa falta de mão de obra qualificada na área”, destaca Ilka.
Acesse o site http://www.uema.br/pacep2014, escolha um dos cursos e faça a sua inscrição de 29 de setembro a 24 de outubro. O valor da inscrição é R$25,00. Todos os cursos são gratuitos e com duração média de 20 meses.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pacep2014@uema.br e telefones: 98 3276-9671/8191-0508 (Tim), 98 8905-0804 (Oi), 98 8426-4230 (Claro) e 98 9213-1165 (Vivo).
Lugar: São Luís - MA