Rádio ITINGAFM Ao vivo

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Operação Lei Seca tem aprovação da sociedade


A operação Lei Seca-Vida no Trânsito abordou, durante o último fim de semana, 453 veículos e 597 pessoas. Ao todo, foram registradas 22 infrações do artigo 165 dirigir sob o efeito de álcool, porém não foi contabilizado nenhum crime.

Foram removidos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), 22 veículos, 11 motos e 11 automóveis, sendo lavrados pela Companhia de Policiamento Rodoviário Independente (CPRVind), 184 autos de infração, dos quais 8 com pessoas não habilitadas ao volante.

“Estamos trabalhando para descentralizar, ainda mais, as operações e atingir os mais diversos pontos durante os finais de semana”, destacou o diretor geral do Detran-MA, André Campos. A operação Lei Seca-Vida é executada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Policia Militar/ CPRVind, Policia Civil e Icrim.

Na noite de sexta-feira (1o), a blitz foi montada na Avenida Litorânea, onde muitos condutores aceitaram fazer o teste e aprovaram a iniciativa. A contadora, Érica Nóbrega Puget, revelou que, antes de morar em São Luís, vivia em Goiânia e lá as operações ocorrem da mesma forma. “Já estou acostumada. Em Goiânia, todos os condutores parados na blitz fazem o teste”. Para ela, a tolerância deve ser zero, quando o assunto é segurança.

O apoio da população à operação vem sendo percebido nas blitzens. Muitas pessoas abordadas ou que passam perto da operação têm aplaudido a iniciativa de colocar em prática a tolerância zero para a alcoolemia no trânsito. Na madrugada de sábado (2), na barreira realizada na Ponta d’Areia, um grupo de universitários se aproximou da blitz para acompanhar as atividades, um deles, estudante de engenharia civil, Lucas Abdalla, contou que quando ele e os amigos saem para beber, sempre elegem um ou dois do grupo para serem os anjos da noite. “Já é um hábito, fazemos isso muito antes de ser iniciada a operação Lei Seca”.

No domingo (3), já no turno da tarde, a operação foi montada na Avenida dos Holandeses, na entrada do bairro Sol e Mar, onde vários condutores que voltavam da praia também fizeram o teste do etilômetro. O webdesign, Kesset Dourado, parabenizou a ação, ele dirigia uma motocicleta e afirma se sentir mais seguro no trânsito com essas operações. O taxista Carlos Antônio Ramos também zerou o etilômetro e disse aprovar a operação. 

“É importante e deveria ser permanente, pode salvar muitas vidas, a imprudência no trânsito é muito comum e ações como essa ajudam a reduzir”.

Homem é preso por envolvimento em triplo homicídio de crediaristas

Crédito: Divulgação/Polícia Civil do MA A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Sant...