O prazo de inscrição da 2ª edição deste ano será menor, dois dias a menos que no ano passado
Para quem deseja disputar uma vaga na universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação, as inscrições começam pela internet nesta segunda-feira ( 2) e vão até o dia 4 de junho. Os interessados devem ficar atentos, pois o prazo de inscrição da segunda edição deste ano será menor, dois dias a menos que no ano passado.
O número de vagas na segunda edição de 2014 do Sisu cresceu 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 51.412 cadeiras em 67 instituições. O número de cursos também teve aumento, passando de 1.179 em junho de 2013 para 1.447 em 2014. O ministro destacou o acréscimo de 847 vagas em medicina e de 2.550 vagas nos cursos de engenharia. Pedagogia é o curso com maior oferta, com 1.386 vagas.
O ministro da educação, Henrique Paim, vê como positivo o crescimento do percentual de vagas destinadas a cotas ou políticas de ações afirmativas. Só neste semestre, 41% das vagas serão destinadas às cotas e 3% para outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições. Na avaliação do ministro, isso demonstra que as universidades estão se antecipando à lei aprovada em 2012, que prevê para a modalidade a reserva de metade das vagas disponibilizadas pelo sistema.
Cronograma
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 6 de junho e as matrículas ocorrerão no período de 9 a 13 de junho. A previsão da segunda chama é para o dia 24 de junho, com matrículas entre 27 de junho e 2 de julho.
Possíveis alterações
Algumas datas estipuladas pelo calendário do Sisu coincidem com alguns jogos da Copa do Mundo e, por esse motivo, em algumas cidades pode haver ponto facultativo. O ministro admitiu que podem ocorrer alterações no calendário nessas cidades. Caso ocorra, o ministério divulgará novos prazos.