Rádio ITINGAFM Ao vivo

domingo, 1 de junho de 2014

Sisu abre inscrições nesta segunda-feira

O prazo de inscrição da 2ª edição deste ano será menor, dois dias a menos que no ano passado


sisu
Para quem deseja disputar uma vaga na universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação, as inscrições começam pela internet nesta segunda-feira ( 2) e vão até o dia 4 de junho. Os interessados devem ficar atentos, pois o prazo de inscrição da segunda edição deste ano será menor, dois dias a menos que no ano passado.
O número de vagas na segunda edição de 2014 do Sisu cresceu 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 51.412 cadeiras em 67 instituições. O número de cursos também teve aumento, passando de 1.179 em junho de 2013 para 1.447 em 2014. O ministro destacou o acréscimo de 847 vagas em medicina e de 2.550 vagas nos cursos de engenharia. Pedagogia é o curso com maior oferta, com 1.386 vagas.
O ministro da educação, Henrique Paim, vê como positivo o crescimento do percentual de vagas destinadas a cotas ou políticas de ações afirmativas. Só neste semestre, 41% das vagas serão destinadas às cotas e 3% para outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições. Na avaliação do ministro, isso demonstra que as universidades estão se antecipando à lei aprovada em 2012, que prevê para a modalidade a reserva de metade das vagas disponibilizadas pelo sistema.
Cronograma
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 6 de junho e as matrículas ocorrerão no período de 9 a 13 de junho. A previsão da segunda chama é para o dia 24 de junho, com matrículas entre 27 de junho e 2 de julho.
Possíveis alterações
Algumas datas estipuladas pelo calendário do Sisu coincidem com alguns jogos da Copa do Mundo e, por esse motivo, em algumas cidades pode haver ponto facultativo. O ministro admitiu que podem ocorrer alterações no calendário nessas cidades. Caso ocorra, o ministério divulgará novos prazos.

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

  Foto: Reprodução O  ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na noite de quarta-feira (27/11) a ampliação da faixa para isenção no I...