Representantes do poder público e da sociedade civil participaram nesta terça-feira (25), em São Luís, da primeira de uma série de audiências públicas promovidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), por meio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). O objetivo é analisar propostas contidas no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. As demais audiências ocorrerão em abril, nos municípios de Chapadinha, Pinheiro, Codó e Imperatriz e cidades circunvizinhas, reunindo representantes de 120 municípios.
O secretário adjunto de Segurança Alimentar e Nutricional e secretário executivo da Caisan, Kleber Gomes, disse que as propostas do Plano serão apresentadas aos representantes do poder público e da sociedade civil para que possam apresentar sugestões. O passo seguinte será o encaminhamento da nova proposta de Plano aos membros da Caisan e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que enviarão ao Conselho das entidades.
Kleber Gomes afirmou que uma das ações da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan) é capacitar gestores e agentes sociais para criação de Sistemas Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). “O desafio maior é conscientizar gestores e sociedade civil da importância da Política Nutricional”.
A presidente do Conselho Municipal de Paço do Lumiar, Maria da Conceição Almeida, destacou a importância do evento como fator enriquecedor para a construção do Plano de Segurança Alimentar em Paço do Lumiar.
Presentes da audiência, representantes de secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional e de secretarias de Estado, membros da Caisan e Caisan estadual, conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional.
PROGRAMAÇÃO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Municípios participantes
SEDE – (25/03/2014) : São Luís Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita, Anajatuba, Itapecuru Mirim, Humberto de Campos, Presidente Vargas, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Rosário, Primeira Cruz, Arari, Barreirinhas, Santo Amaro, Colinas, Tuntum, Cândido Mendes e Zé Doca.
CHAPADINHA (01/04/2014): Afonso Cunha, Chapadinha, Belágua, Buriti de Inácia Vais, Mata Roma, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Brejo, Tutóia, Cantanhede, Magalhães de Almeida, Miranda do Norte, Vitória do Mearim, Duque Bacelar, Coelho Neto, Nina Rodrigues, Milagres do MA, Santana do MA, São Bernardo, Araioses, Santa Quitéria do MA, Vargem Grande, Água Doce, Paulino Neves
PINHEIRO (04/04/2014): Pinheiro Alcântara, Bequimão, Peri Mirim,Pinheiro,Presidente Sarney, Bacurituba, São Vicente de Ferrer, Turiaçu, Cajapió, Apicum Açu, Bacuri, Cedral, Central do MA, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do MA, Serrano do MA, Governador Nunes Freire, Centro Novo do MA, Centro do Guilherme, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda do MA, Maracaçumé.
CODÓ: Alto Alegre do MA, Codó, Coroatá, Peritoró,Timbiras, Dom Pedro,Gonçalves Dias, Governador Archer, Joselândia, Santo Antônio dos Lopes, Presidente Dutra, Bacabal, Lago Verde, Vitorino Freire, Lima Campos, São João do Sóter, Timon, Caxias, Lago do Junco, Pedreiras, Lago da Pedra,Matões do Norte, São Mateus, Pirapemas
IMPERATRIZ: (10 de abril de 2014 ): Buritirana, Davinópolis, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Montes Altos, Sítio Novo, Campestre do MA, Estreito, Feira Nova do MA, Lajeado Novo, Porto Franco, São João do Paraíso, São Pedro dos Crentes, São Franciscodo Brejão, Cidelândia, Itinga do MA, Açailândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Buriticupu, Balsas, Barra do Corda, Alto Parnaíba.
Fonte: Agência de Notícias do Governo do Maranhão