Na manhã desse sábado (07) os jovens itinguenses tomaram importantes decisões sobre seu futuro durante a 1ª Conferência Municipal de Juventude, que aconteceu na Câmara Municipal com a presença do Secretário Adjunto de Estado da Juventude, Paulo Romão, que falou sobre o tema nacional do evento: “As várias formas de mudar o Brasil”.
Como anfitriões do evento a prefeita Vete Botelho e o presidente da Conferência, jovem advogado Leandro Cordeiro, que também é Procurador Geral do Município. Ambos falaram sobre a importância da participação da juventude em mudanças que já aconteceram no país, bem como nas mudanças futuras que precisam ocorrer para o bem de cada um e da Nação.

O presidente do evento, Leandro Cordeiro, falou sobre a importância da participação da juventude nos assuntos de interesse nacional, lembrando – “Nós precisamos de jovens que compreendam as implicações de se viver em um País com tantas diversidades como o nosso, mas que tem potencial para oferecer ao seu povo muito mais, em todos os sentidos, se a política passar a atender o propósito de todos”.
Na oportunidade serão discutidos onze eixos importantes para as mudanças que o Brasil precisa como participação, Educação, Trabalho, Diversidade e Igualdade, Saúde, Cultura, Direito à Comunicação, Esporte e Lazer, Maio Ambiente, Território e Mobilidade, Segurança e Paz. Daí, será efetivado o Plano Nacional da Juventude, que insere ações específicas para jovens entre 15 e 29 anos.
A prefeita Vete lembrou da importância da participação da juventude nas grandes decisões a nível nacional como foi o caso das “Diretas Já” e disse que é animador ver os jovens irem às ruas participar dos processos políticos, cobrar políticas públicas e condições igualitárias. “Os jovens são a nossa esperança e o nosso futuro. Por isso devemos apostar neles. A juventude brasileira quer ser ouvida, quer seus direitos sociais e políticos, quer novas perspectivas de vida e realizações” – disse a prefeita.







