Rádio ITINGAFM Ao vivo

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Secretaria de Esporte e Lazer apoia participação de itinguenses em curso de arbitragem

Prefeitura levou cerca de dez árbitros itinguenses para formação em Bom Jesus das Selvas

No ultimo fim de semana, secretário James com cerca de mais dez itinguenses participaram do Curso de Arbitragem de Futebol de Campo, promovido pela Prefeitura de Bom Jesus das Selvas. A formação foi ministrada por Djonaltan Costa, árbitro oficial da Confederação Brasileira de Futebol - CBF.

A Prefeitura de Itinga, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, custeou todas as despesas para garantir aos árbitros itinguenses esse momento de qualificação e atualização profissional, com o intuito de que nossas competições possam ser desenvolvidas de forma satisfatória e com seriedade, além de aprimorar o conhecimento do quadro de arbitragem local.

Assim, seguimos construindo uma cidade mais feliz, investindo no esporte e na nossa gente!

Encontro na Casa dos Conselhos debate reestruturação dos conselhos municipais e a construção da Casa Abrigo para idosos



Uma reunião importante ocorreu, na manhã do dia vinte de fevereiro  (20/02/2025), na Casa dos Conselhos em Itinga do Maranhão.
O encontro contou com a presença do vice-prefeito Edinho do Posto, do advogado Dr. Gilson e equipe, além de representantes dos nossos conselhos municipais.

A pauta da reunião incluiu a reestruturação dos conselhos municipais e a construção da Casa Abrigo para idosos. Os pontos debatidos visam melhorar a gestão pública e atender às necessidades da população, especialmente dos idosos.

A reestruturação dos conselhos municipais é fundamental para garantir a participação cidadã e a transparência nas decisões governamentais.

Sete planetas estarão alinhados no céu nesta sexta-feira (28)

 Sete planetas estarão alinhados no céu nesta sexta-feira (28)

Um desfile de planetas. É assim que o Observatório Nacional descreve o que se tem configurado no céu nos últimos dias. Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e, nesta sexta-feira (28), também Mercúrio, estão “alinhados”. Três planetas podem ser vistos a olho nu: Marte, Vênus e Júpiter. Os demais são mais difíceis de serem observados. Apesar de não ser raro, o fenômeno não deixa de ser um convite para olhar para cima e admirar.

“Como é um fenômeno que está distribuído em uma área muito grande do céu, não é um fenômeno para você olhar com o telescópio, é um fenômeno para você olhar com os olhos. Deitar em um lugar seguro, com a visão livre do Oeste, do poente, e apreciar essa grande beleza. Você vai ter, realmente, vários planetas visíveis no céu”, diz o astrofísico do Observatório Nacional Ricardo Ogando.

Ogando explica que Marte, Vênus e Júpiter estarão mais visíveis e serão mais fáceis de serem observados. A dica é olhar para o ponto onde o Sol se põe. Mercúrio aparecerá ali por um momento, mas será muito difícil vê-lo.

Já Urano e Netuno são planetas muito distantes da Terra e, por isso, a luz que eles refletem é muito fraca, o que impossibilita a observação a olho nu. De acordo com o astrofísico, Mercúrio e Saturno tipicamente são visíveis a olho nu, mas estarão muito perto do Sol no céu e serão ofuscados por ele.

“O céu começa a ficar mais escuro, você consegue ver bem Vênus. E aí, um pouco mais acima, Júpiter e, depois, Marte. Além disso, a Lua vai estar no céu nesse momento. Não é um planeta, é o nosso satélite, mas estará lá. É como se tivesse essa grande parada, um desfile de planetas”, descreve o astrofísico.

Para localizar os planetas, a dica de Ogando é usar um aplicativo para celular. É possível baixar gratuitamente aplicativos que mapeiam o céu.

O astrônomo e diretor do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Thiago Gonçalves, explica que planetas, ao contrário de estrelas, não cintilam, ou não piscam.

“À primeira vista, o planeta vai quase sempre parecer uma estrela muito brilhante”, orienta o astrônomo. “A particularidade dos planetas é que eles não cintilam. Eles estão mais próximos da gente. A cintilação acontece por conta de um efeito atmosférico. É a luz atravessando a atmosfera que faz com que pareça que as estrelas piscam um pouquinho. Mas, como os planetas estão mais próximos da gente, eles não cintilam”.

Entenda o alinhamento
De acordo como Observatório Nacional, embora o termo alinhamento planetário seja o mais usado, ele não descreve exatamente o fenômeno observado. Quando os planetas estão aparentemente próximos no céu, o correto é dizer que estão em “conjunção”.

Há vários tipos de conjunção, sendo a mais comum a conjunção em ascensão reta, explica o Observatório. Assim, em vez de “alinhamento”, o mais adequado seria falar sobre a visibilidade simultânea dos planetas no céu. Além disso, os planetas não formam exatamente uma linha, mas sim um arco no céu quando observados da Terra.

“O que acontece na prática é que, como todos eles estão mais ou menos na mesma direção, a gente consegue ver todos eles no céu ao mesmo tempo, supostamente. Isso quer dizer que em um dado momento da noite, você poderia, teoricamente, olhar para o céu e ver todos os planetas”, ressalta Gonçalves.

Ele explica que usa o termo teoricamente porque na prática, isso não ocorre. É preciso que haja condições muito ideias para que todos possam ser avistados, mesmo com equipamentos astronômicos.

O fenômeno não é raro. O Observatório divulgou que ainda este ano, de 12 a 20 de agosto, antes do Sol nascer teremos Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno ao mesmo tempo visíveis no céu.

Conjunção entre Vênus e Júpter
O destaque será para o dia 12 de agosto, quando haverá uma conjunção entre os dois planetas mais brilhantes do céu: Vênus e Júpiter.

Para Gonçalves, ainda assim, é uma boa oportunidade para olhar para o céu. “Eu gosto de dizer que é uma boa oportunidade para que a gente aumente digamos a divulgação sobre a importância da ciência e de olhar para o céu”, diz. “A gente tem cientistas trabalhando bastante e esse momento é bom para estabelecer um contato, estabelecer a comunicação, aparecer nas redes sociais para que as pessoas consigam se conectar um pouco com o céu e com os astrônomos brasileiros”.

Informações falsas
Segundo Ogando, esse fenômeno ganhou projeção e há informação falsas sendo divulgadas sobre ele. Uma delas é justamente que se trata de um fenômeno raro.

“Esse ‘alinhamento’, curiosamente, ganhou uma visibilidade. E, junto com ela, umas uns penduricalhos errados, falando que é super raro, que só acontece em um trilhão de anos. Eles nem têm ideia do que é um trilhão de anos. O universo tem 13,7 bilhões de anos. É muito engraçado ver como o pessoal realmente criou um monte de fantasia em torno disso e aí isso, isso cria uma expectativa no público, que se decepciona depois”, diz.

Outra informação enganosa é que o alinhamento pode gerar fenômenos e desastres naturais na Terra por conta da gravidade dos planetas. De acordo com Ogando, isso é impossível.

“É uma força ínfima. Os planetas estão muito distantes. Por mais que Júpiter, por exemplo, seja um planeta com uma massa muito grande, muito maior do que a da Terra, ele está a uma distância muito grande. Então, a influência gravitacional é ínfima”, explica.

O Sistema Solar
A Terra faz parte do chamado Sistema Solar. Ao redor do Sol orbitam os planetas Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, nesta ordem. Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são os planetas mais próximos do Sol e são formados principalmente por rochas.

Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são planetas gasosos, mais distantes do Sol e formados por gases diversos. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Enquanto a Terra demora 365 dias, ou um ano, para dar volta a redor do Sol, Netuno, o planeta mais distante demora o equivalente a 165 anos para completar essa volta.

Com informações da Agência Brasil

Estatuto proíbe imagens de crianças e adolescente em rede social sem autorização

 Estatuto proíbe imagens de crianças e adolescente em rede social sem autorização

O juiz da Infância e Juventude da Comarca de Caxias, Antonio Araújo Velôzo (3ª Vara Cível), se manifestou, na véspera do Carnaval, sobre o Direito à imagem, privacidade e dignidade de crianças e adolescentes, em “Nota de Esclarecimento”.

Segundo a Nota, de 20 de fevereiro, a divulgação de imagens de crianças e adolescentes em redes sociais, sem autorização legal, pode significar a violação aos seus direitos assegurados pela Lei nº 8.069/1990 – o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Essa lei protege o direito à imagem, privacidade e dignidade de crianças e adolescentes, proibindo qualquer exposição que possa comprometê-los moral, psicológica ou socialmente.

Dessa forma, a publicação de conteúdos que envolvam menores de idade deve respeitar as normas legais e os princípios da proteção integral da infância e juventude.

A manifestação do juiz destaca que o uso indevido de imagens de crianças e adolescentes pode gerar responsabilidade civil, administrativa e até criminal, a depender do caso concreto.

“Diante disso, orientamos que influenciadores digitais, usuários de redes sociais e administradores de plataformas digitais adotem as cautelas necessárias, evitando a exposição inadequada de menores de idade e promovendo um ambiente digital seguro e responsável”, declarou Velôzo.

Por último, o juiz ressaltou que a denúncia de conteúdos irregulares pode ser realizada junto ao Ministério Público, ao Conselho Tutelar e aos canais oficiais das plataformas digitais, contribuindo para a proteção dos direitos infantojuvenis. “A defesa da infância e juventude é um compromisso de toda a sociedade”, concluiu.

Brasil casos prováveis de Dengue ultrapassam 439 mil em 2025

 Dengue: casos prováveis ultrapassam 439 mil em 2025

O Brasil já registrou 439.441 casos prováveis de dengue em 2025. O coeficiente da doença para 100 mil habitantes está em 206,7 e 177 pessoas já morreram em decorrência da dengue neste ano. Ainda há 413 óbitos em investigação. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde até 22/02 atualizados em 26/02.

Apesar dos registros até a Semana Epidemiológica (SE) 8/2025 serem menores do que os da SE 8/2024 e, ainda, mesmo que a taxa de positividade tenha caído para 22,7% na terceira semana de 2025, compreendida de 12 a 18 de janeiro, e para 19,3% na quarta e quinta semanas, de 19/01 a 01/02, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) afirma que o índice é alto.

Além disso, a Abramed revela que os números de janeiro deste ano sobre a dengue são os maiores desde outubro de 2024.

O estado de São Paulo concentra o maior número de casos e de mortes por dengue em 2025, com 246.998 registros de casos prováveis e 126 óbitos, conforme dados do Painel do Ministério da Saúde. Já o Painel de Arboviroses do Estado de São Paulo, com dados até 27/02, aponta que em território paulista houve 256.846 casos de dengue e 151 óbitos, além de 77 casos. estarem em investigação.

Minas Gerais tem o segundo maior número de casos prováveis de dengue no país, totalizando 49.046, com coeficiente de incidência em 230, seis óbitos e 512 casos graves da doença. Paraná aparece logo em seguida, com 25.053 registros de dengue, coeficiente em 211,9, seis óbitos e 279 casos graves com sinais de alarme.

No Brasil, o Acre possui o maior coeficiente de incidência por 100 mil habitantes, sendo 711,2. Entretanto, o estado está em 10° lugar em relação aos números de casos, com 6.263 registros de dengue e três mortes pela doença em 2025.

Confira o número de casos e de óbitos por UF:

AC: 6.263 casos; 3 óbitos
AL: 561 casos; 0 óbitos
AM: 1.826 casos; 2 óbitos
AP: 537 casos; 0 óbitos
BA: 6.499 casos; 4 óbitos
CE: 1.260 casos; 0 óbitos
DF: 3.744 casos; 0 óbitos
ES: 19.836 casos; 0 óbitos
GO: 23.620 casos; 5 óbitos
MA: 860 casos; 0 óbitos
MG: 49.046 casos; 6 óbitos
MS: 3.259 casos; 2 óbitos
MT: 16.123 casos; 4 óbitos
PA: 6.610 casos; 6 óbitos
PB: 1.569 casos; 0óbitos
PE: 3.161 casos; 0 óbitos
PI: 974 casos; 0 óbitos
PR: 25.053 casos; 5 óbitos
RJ: 9.108 casos; 3 óbitos
RN: 1.095 casos; 0 óbitos
RO: 442 casos; 0 óbitos
RR: 129 casos; 0 óbitos
RS: 3.455 casos; 0 óbitos
SC: 5.622 casos;0  óbitos
SE: 355 casos; 1 óbito
SP: 246.998 casos; 136 óbitos
TO: 1.435 casos; 0 óbitos

Vacina 100% nacional
Na última terça-feira, 25 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do anúncio de acordo para produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. Conforme o anunciado, a partir do ano que vem serão 60 milhões de doses anuais, com possibilidade de ampliação de acordo com a demanda e a capacidade produtiva.

O objetivo da medida é atender a população elegível pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre 2026 e 2027, que contempla brasileiros de dois a 59 anos. O investimento total na parceria é de R$ 1,26 bilhão, com auxílio do Novo PAC.

Atualmente está em curso no país a oferta de imunizantes contra a dengue destinados a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos no SUS em áreas prioritárias.

Fonte: Brasil 61

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Cerca de 70% das pessoas devem ficar em casa no Carnaval, diz pesquisa

 Cerca de 70% das pessoas devem ficar em casa no Carnaval, diz pesquisa

Entre os dias 1º e 4 de março, as comemorações de Carnaval devem tomar as ruas de todo o Brasil. Mas, para muitos brasileiros, o período é momento de descansar.

Neste Carnaval, 69% das pessoas devem ficar em casa, de acordo com a pesquisa Hibou. Em comparação com edições anteriores, o desejo de ocupar a cidade, seja nos bloquinhos ou indo a parques e shoppings aumentou.

Cerca de 7% dos participantes afirmaram que devem pular bloquinhos de rua neste Carnaval. Para mais de 52% das pessoas o feriado é um momento para descansar a mente.

A pesquisa ouviu 1.612 pessoas entre 14 e 17 de fevereiro deste ano e questionou os participantes sobre os principais hábitos e preferências para este Carnaval.

Neste Carnaval, você vai…

Ficar em casa: 69%
Trabalhar normalmente: 15%
Aproveitar minha cidade: 10%
Pular bloquinhos: 7%
Viajar para a praia: 7%
Viajar para o interior: 5%
Ir para baile de Carnaval: 2%
Desfilar em escola de samba: 0,5%
Viajar para o exterior: 0,3%
Não decidi ainda: 8%

Tradicionalmente em fevereiro, neste ano, a folga é no mês de março. Para 76% dos entrevistados a mudança dá na mesma e 30% acreditam que as coisas só acontecem no Brasil depois do Carnaval.

O estudo também mostrou que, para quem pretende ficar em casa, 12% devem assistir aos desfiles pela TV e 51% preferem maratonar séries e filmes.

Entre aqueles que vão pular Carnaval, 63% acham que o momento combina com querer curtir muito com os amigos e 50% com a preocupação com a segurança nas ruas.

Os foliões consideram precisar ir ao banheiro o maior perrengue quando se está nos bloquinhos (79%), seguido de excesso de gente para um espaço pequeno (51%) e falta de segurança (51%).

A pesquisa ainda revelou o ritmo preferido de quem deve curtir o Carnaval:

Marchinhas: 41%
Samba: 38%
Axé: 31%
Forró: 23%
Hip Hop: 13%
Funk: 10%
Música eletrônica: 9%

Dino aprova plano do Congresso e libera pagamento de emendas

 Dino aprova plano do Congresso e libera pagamento de emendas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nessa quarta-feira (26) o plano de trabalho no qual o Congresso se comprometeu a identificar os deputados e senadores responsáveis pelas emendas ao Orçamento e os beneficiários dos repasses.

A decisão do ministro também libera o pagamento das emendas deste ano e dos anos anteriores que estavam suspensas por decisões da Corte.

O compromisso do Congresso foi enviado nessa terça-feira (25) ao ministro, que é relator dos processos que tratam das medidas de transparência determinadas pela Corte para o pagamento das emendas.

Plano de trabalho
Pelo plano de trabalho da Câmara e do Senado, a partir do exercício financeiro deste ano, não será mais possível empenhar emendas sem a identificação de parlamentar que fez a indicação da emenda e da entidade que vai receber os recursos.

Conforme a decisão de Dino, não entram na liberação:

– as emendas específicas para Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades do terceiro setor que foram alvo de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU)
– recursos para a Saúde que não estão regularizados em contas bancárias específicas e emendas de bancada
– emendas de bancada e de comissão que não foram convalidadas em atas das respectivas comissões e que estejam sem identificação do parlamentar.

A liminar do ministro está valendo, mas vai precisar ser referendada pelo plenário da Corte. A data do julgamento ainda será definida.

Entenda
O impasse sobre a liberação das emendas começou em dezembro de 2022, quando o STF entendeu que as emendas chamadas de RP8 e RP9 eram inconstitucionais. Após a decisão, o Congresso Nacional aprovou uma resolução que mudou as regras de distribuição de recursos por emendas de relator para cumprir a determinação da Corte.

No entanto, o PSOL, partido que entrou com a ação contra as emendas, apontou que a decisão continuava em descumprimento.

Após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, relatora original do caso, Flávio Dino assumiu a condução do caso.

Em agosto do ano passado, Dino determinou a suspensão das emendas e decidiu que os repasses devem seguir critérios de rastreabilidade. O ministro também determinou que a CGU auditasse os repasses dos parlamentares por meio das emendas do orçamento secreto.

No mês passado, Flávio Dino suspendeu emendas parlamentares para ONGs devido à falta de transparência.

Com informações da Agência Brasil

ÁUDIO: Jorge e Mateus e Felipe Amorim abrem o Carnaval oficial do MA nesta quinta (27)

 

ÁUDIO: Jorge e Mateus e Felipe Amorim abrem o Carnaval oficial do MA nesta quinta (27)

O circuito Vem pro Mar, na Avenida Litorânea, vai receber uma multidão de foliões para curtir as apresentações da dupla Jorge e Mateus, dos cantores Pedro Libe, Daysa, Felipe Amorim, Fabrícia, e do grupo CDC, que abrem o Carnaval do Maranhão, nesta quinta-feira (27).

Confira também na matéria em áudio de Teresa Cristina:

Tocador de áudio

 

Até o dia 4 de março mais de 50 atrações locais e nacionais passarão no circuito.

Programação circuito Vem Pro Mar (Avenida Litorânea) para esta quinta-feira (27):

19h – PEDRO LIBE
20h – JORGE E MATEUS
21h – DAYSA
22h – FELIPE AMORIM
23h – CDC

00:00
00:32
Tocador de vídeo
00:00
00:32

ECONOMIA

De acordo com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), no ano passado o Carnaval do Maranhão revelou movimentação econômica de R$ 313,1 milhões, a partir de um investimento público de R$ 47,3 milhões.

Os circuitos Beira-Mar e Litorânea atraíram mais de 3 milhões de pessoas, gerando cerca de 9.856 empregos diretos, dos quais 3.176 foram em pequenos negócios e programas sociais como Mais Renda. A taxa de ocupação hoteleira foi superior a 80% na capital e 85% no interior, enquanto o fluxo de desembarques em aeroportos aumentou em 27%.

Em 2025, espera-se um crescimento ainda maior, reforçando o impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico, turismo e cultura, garantindo um carnaval ainda mais bem estruturado e produtivo para o Maranhão.

SERVIÇOS E SEGURANÇA

O evento contará com um hospital de campanha e postos de atendimento para garantir suporte médico imediato aos foliões, além de uma integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Bombeiros Civis para assegurar a ordem e a tranquilidade durante a festa. Toda a estrutura foi planejada para acolher mais de três milhões de pessoas ao longo do período, garantindo uma experiência segura e bem organizada.

Prefeitura de Amarante suspende Carnaval devido ao aumento de casos de Covid

 Prefeitura de Amarante suspende Carnaval devido ao aumento de casos de Covid

A prefeitura de Amarante do Maranhão anunciou nessa quarta-feira (26), a suspensão de todas as festividades de Carnaval na cidade, tanto em locais públicos quanto privados. A medida foi adotada como precaução diante do aumento de casos de Covid-19 no município.

Além do Carnaval, a Copa do Trabalhador também foi cancelada. O Decreto nº 005/2025 proíbe eventos que possam gerar aglomerações, incluindo o uso de som automotivo e a realização de shows, pelo período inicial de 15 dias, podendo ser prorrogado caso necessário.

A Prefeitura justificou que a decisão visa conter o avanço da doença e proteger a saúde da população.

O documento ainda estabelece ponto facultativo nos dias 3, 4 e 5 de março de 2025 para os órgãos da administração pública, com exceção dos serviços essenciais.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Mais de 8 mil policiais atuarão no Carnaval do Maranhão

 Mais de 8 mil policiais atuarão no Carnaval do Maranhão

O Carnaval 2025 está se aproximando e a Segurança Pública do Maranhão já inicia o reforço do policiamento ostensivo na Grande Ilha nesta quarta-feira (26), com mais uma etapa da Operação Comandos Metropolitanos, da Polícia Militar (PMMA).

A ação ocorre como parte da Operação Carnaval 2025, que, em todo o estado, contará com mais de 8 mil agentes das polícias Civil e Militar, Centro Tático Aéreo (CTA), além do Corpo de Bombeiros.

O início da operação Comandos Metropolitano ocorrerá às 16h30, no Quartel do Comando Geral, em São Luís. Policiais estarão mobilizados para dar início às ações de patrulhamento na capital e demais municípios da Grande Ilha – São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O foco desta operação é o reforço policial nos bairros. Motorizados, em carros e motos, os policiais vão intensificar o patrulhamento em bairros dos quatro municípios, além da realização de barreiras. O objetivo é retirar entorpecentes e armas de circulação, prevenindo, assim, crimes contra a vida e contra o patrimônio, como roubo a pessoa, de carro, a coletivo, a comércio, entre outros.

Participam das ações policiais do Comando de Policiamento Metropolitano, das áreas norte, sul, leste e oeste, e do Comando de Missões Especiais: do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Turismo (BPTur), Batalhão de Motopatrulhamento (BMT), Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam).

Operação Carnaval

Em todo o Maranhão, mais de 8 mil policiais da segurança pública do estado, entre polícia Civil, Militar, CTA e Bombeiros, atuarão durante o Carnaval, reforçando a segurança nos circuitos oficiais de festividades e em áreas do entornos e bairros de todas as cidades.

Circuitos de Carnaval terão videomonitoramento com reconhecimento facial

 Circuitos de Carnaval terão videomonitoramento com reconhecimento facial

As festas de Carnaval nos circuitos oficiais de São Luís, serão monitoradas por câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, operadas 24 horas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). A informação é da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA).

Segundo a SPP-MA, os equipamentos estão posicionados em pontos estratégicos, cobrindo áreas de maior movimentação.

Na Avenida Litorânea, por exemplo, as câmeras estão distribuídas por todo o percurso da folia, permitindo uma vigilância contínua da orla.

“Essa tecnologia nos permite agir de forma mais rápida e eficiente, seja na identificação de pessoas com mandados de prisão, na prevenção e repressão de crimes. O nosso objetivo, seguindo uma determinação do governador Carlos Brandão, é garantir que todos possam aproveitar o Carnaval com máxima segurança”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

O sistema de videomonitoramento opera em tempo real, permitindo que as imagens captadas sejam analisadas e reportadas imediatamente às guarnições mais próximas do local, em caso de ocorrência.

Todas as movimentações são acompanhadas diretamente do Ciops, que mantém cerca de 400 câmeras na estrutura de vigilância urbana, distribuídas pelo estado.

“O monitoramento 24 horas possibilita uma atuação imediata das forças de segurança, reduzindo o tempo de resposta diante de qualquer ocorrência. O reconhecimento facial é uma ferramenta essencial para identificar suspeitos e coibir ações criminosas”, explicou o diretor do Ciops, coronel Wallace Amorim.

O objetivo da utilização das câmeras durante os circuitos da festa é prevenir e reprimir crimes comuns aos eventos com grande número de pessoas, tais como furto e roubo de celular, importunação e assédio, dentre outros.

Além do videomonitoramento, as festividades irão contar com reforço no policiamento ostensivo, viaturas e patrulhamento especializado, garantindo a presença ativa das forças de segurança em meio à multidão. Assim, a integração entre tecnologia e efetivo policial reforça a segurança e contribui para que o carnaval maranhense seja uma festa marcada pela alegria e tranquilidade.

Mais sobre o videomonitoramento

Além das câmeras de reconhecimento facial ao longo dos circuitos oficiais, seguem operando nos dias de Carnaval as câmeras com rotação 360 (de grande alcance) e também as câmeras de identificação de placas de veículo, que estão distribuídas nas principais vias da Grande Ilha. Elas auxiliam as forças de segurança na recuperação de veículos furtados ou roubados.

VÍDEO: Forro de escola desaba e fere duas crianças em Paulino Neves

 VÍDEO: Forro de escola desaba e fere duas crianças em Paulino Neves

As aulas na escola municipal Raimundo Bernardo da Silva, localizada na cidade de Paulino Neves, foram suspensas, após o desabamento do forro do teto de uma das salas.

O incidente aconteceu na tarde dessa terça-feira (25), deixando duas crianças feridas.

Confira na matéria em áudio exclusiva do repórter Elivaldo Ramos:

Tocador de áudio

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram como ficou a sala de aula e a denúncia feita por uma professora.

00:00
01:30
Tocador de vídeo
00:00
01:30

Em nota, a Prefeitura Municiapl informou que as duas crianças atingidas foram levadas ao hospital para avaliação, e já foram liberadas.

Ainda segundo a nota, o registro não comprometeu a estrutura do teto da escola, envolvendo apenas o desprendimento da referida placa de gesso, que foi imediatamente isolada.

As aulas foram suspensas para que todos os reparos sejam concluídos, informou a nota.

Secretaria de Esporte e Lazer apoia participação de itinguenses em curso de arbitragem

Prefeitura levou cerca de dez árbitros itinguenses para formação em Bom Jesus das Selvas No ultimo fim de semana, secretário James com cerca...