Rádio ITINGAFM Ao vivo

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Famílias inscritas no CadÚnico podem solicitar a tarifa social de energia por aplicativo



O aplicativo Tarifa Social está disponível para os sistemas de IOS e Android.




A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio Secretaria Adjunta de Renda de Cidadania (SARC), lançou o aplicativo Tarifa Social com o objetivo de que o desconto na conta de energia alcance ainda mais famílias maranhenses, em um período mais curto. O aplicativo Tarifa Social está disponível para os sistemas de IOS e Android. Basta acessar a loja de aplicativo do seu celular e baixar.



O Tarifa Social de Energia Elétrica foi criado pelo Governo Federal e consiste na redução da tarifa de energia elétrica para clientes residenciais de baixa renda e povos tradicionais. Para famílias indígenas e quilombolas os descontos podem chegar até 100% na conta de luz.

O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, explicou como o aplicativo poderá ajudar diversas famílias. “Este aplicativo é mais uma ferramenta de ações do Governo para auxiliar e garantir que as famílias cadastradas do Cadastro Único (CadÚnico), e que estejam dentro do perfil do Tarifa Social, consigam o direito de ter desconto na conta de energia elétrica. Com esta ferramenta o cidadão poderá se cadastrar de forma mais rápida e simples. Já aquelas famílias que são cadastradas no CadÚnico poderão fazer a atualização cadastral, para não correrem o risco de perder o benefício”, explicou Márcio Honaiser.

Dentro do aplicativo, os beneficiários irão achar seções como: Consultar Benefício, Credenciamento, Perguntas e Respostas, Notícias, Reclamações, Privacidade e Sedes.

A secretaria adjunta de Renda de Cidadania (SARC), Ana Gabriela Borges, explicou como as famílias podem baixar o aplicativo “O Tarifa Social está disponível para todas as pessoas, e para os sistemas de IOS e Android. Para baixar basta acessar a loja de aplicativo do seu celular. Queremos ampliar o número de cadastrados ao programa”.

Adesão ao programa

O Maranhão é o segundo estado do Brasil com melhor desempenho em Tarifa Social. O estado obteve está colocação com mais de 928 mil famílias cadastradas, o que corresponde a 79% de adesão ao programa. O bom resultado é fruto da parceria entre a gestão estadual, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e a empresa Equatorial Energia. De acordo com o governador Flávio Dino, 250 mil maranhenses ainda podem ser beneficiados com o programa.

Maranhão tem mais de 1,16 milhão de famílias no Bolsa Família este mês

  Mais de 1,16 milhão de famílias em todos os 217 municípios do Maranhão serão contempladas em setembro com o Bolsa Família. Para isso, o in...