Jornalismo com credibilidade e imparcialidade, sempre atualizado com as principais Notícias locais e regionais do estado do Maranhão, Brasil e do Mundo.
Em artigo em que pede a “exclusão do poder do PT e dos aliados que se enlamearam”, Alberto Goldman afirma que o governo da presidente Dilma, cuja legitimidade já havia sido colocada em dúvida devido à “apertada vitória” na eleição de outubro, agora a perdeu de vez; para ele, é preciso “encontrar o caminho” para tirar Dilma da presidência; “Para o Brasil, a melhor saída é a exclusão do poder do PT e dos aliados que se enlamearam (…). É a solução legítima, a mais rápida e mais eficaz e a menos penosa para o nosso povo. Por isso temos de encontrar o caminho para superar esse quadro doloroso para o nosso povo, usando os instrumentos que as nossas instituições democráticas nos ensejam”, afirma.
247 – Num artigo em que volta a pregar o golpe, o vice-presidente nacional do PSDB, Alberto Goldman, defende que o fim do governo da presidente Dilma Rousseff é a “melhor saída” e pede a “exclusão do poder do PT e dos aliados que se enlamearam”. Segundo ele, é preciso “encontrar o caminho” para tirar Dilma da presidência.
No texto publicado nesta segunda-feira 27 no site do PSDB, ele diz que a legitimidade do governo já havia sido colocada em dúvida na eleição de outubro, diante da “apertada vitória” de Dilma. E agora, segundo ele, se perdeu de vez. “O governo (…) está em fase terminal. Não é capaz cumprir o seu papel de dirigente da administração pública, nem de balizar o desenvolvimento da sociedade brasileira. Perdeu a legitimidade para governar”, escreve.
“Os últimos suspiros dos que sustentam o governo Dilma são os apelos à oposição. É apenas uma manobra para ganhar tempo e evitar o desenlace imediato. Não contem conosco”, diz ainda o tucano, acrescentando que se trata “apenas de uma manobra para ganhar tempo e evitar o desenlace imediato. Não contem conosco”. “A hora de apelar para um entendimento nacional já passou”, critica.
“Para o Brasil, a melhor saída é a exclusão do poder do PT e dos aliados que se enlamearam. Base política, social e legal não faltam. É a solução legítima, a mais rápida e mais eficaz e a menos penosa para o nosso povo. Por isso temos de encontrar o caminho para superar esse quadro doloroso para o nosso povo, usando os instrumentos que as nossas instituições democráticas nos ensejam, . afastando do poder aqueles responsáveis por uma das mais graves crises de nossa História”, conclui o tucano.
O deputado estadual Júnior Verde (PRB) prestigiou na manhã deste sábado (25) a final do campeonato municipal de futebol no Assentamento Vila João Palmeira, em São Francisco do Brejão, oportunidade em que entregou equipagens novas para os times que participavam do certame. O parlamentar visitou ainda os municípios de Cidelândia e São Pedro da Água Branca para agradecer o apoio, prestar contas do trabalho nos seis primeiros meses de mandato e receber demandas da população. Depois que foi eleito, é a terceira vez que Júnior Verde volta ao Sul do Estado.
Depois de entregar os equipamentos esportivos, Júnior Verde visitou a Escola Municipal Ayrton Senna acompanhado do prefeito Zé Dóia (PSDB), vereadores, pré-candidatos e moradores do povoado. “A presença do deputado só demonstra o compromisso com a população, e esperamos que nossa parceria seja permanente”, disse o prefeito.
Durante a tarde, o deputado participou de encontros políticos em Cidelândia e São Pedro da Água Branca. “Pedimos o apoio do deputado para recuperar 300 Km de estradas vicinais e acreditamos no seu apoio para trazer essas melhorias para nosso povo”, disse o prefeito de Cidelândia, Ivan Antunes (PMN), acompanhado de secretários e vereadores.
Deputado de todos - “Sou deputado do Maranhão todo, e vou continuar a trabalhar em todas as áreas e para todos. Estou colhendo demandas por onde passo e vou lutar para atendê-las. Por mais que façamos muito, ainda faremos pouco diante de tanta carência”, destacou Verde.
Em São Pedro da Água Branca, a reunião aconteceu na Câmara Municipal. O vice-prefeito, Gilcimar Pereira, vereadores, secretários municipais e pescadores da região lotaram o plenário e apresentaram demandas ao parlamentar.
À noite, o deputado participou da festa do Agricultor, em Itinga, e neste domingo (26), visita São Raimundo Doca Bezerra, onde prestigiará a final do campeonato de futebol do município.
Finalmente, a cultura empreendedora está tomando impulso no Brasil e o assunto ocupa cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, até mesmo daquelas que nunca haviam pensado, até então, em criar um negócio. Nesse contexto, muito tem se discutido sobre quem são e como se comportam os empreendedores brasileiros. Traçar esses perfis – por parte de agências de fomento, entidades de apoio e investidores – tem sido importante para alinhar estratégias e definir ações.
Para você, empreendedor, a autoavaliação é ainda mais fundamental. Não é exagero dizer que conhecer-se bem é o pilar central da ampla engenharia que é empreender. É olhando para dentro que você vai conseguir enxergar seus pontos fortes e fracos, suas habilidades, suas limitações e definir o que precisa fazer para se aperfeiçoar.
Elencamos aqui alguns perfis, de maneira mais genérica, que é comum identificarmos em empreendedores brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pela Endeavor em 2013. Evidentemente, cada pessoa tem suas peculiaridades e características de diferentes perfis citados aqui pode ser encontradas juntas em um mesmo empreendedor. Até porque, nessa área, mais do que em outras, não é possível enxergar as coisas como “preto no branco”.
Confira abaixo alguns dos perfis listados pela Endeavor e veja com qual se identifica mais:
Apaixonado
Segundo a Endeavor, a maioria é mulher, com idades entre 25 e 35 anos. “Em geral, possui empresas nas áreas de saúde, estética e venda de acessórios. Enfrenta dificuldades burocráticas e falta de investimento”, afirma a Endeavor.
Antenado
Jovem e tem maior renda familiar, na maioria das vezes. Os principais obstáculos são relacionados a conhecimento e investimento. Esses são, porém, os empreendedores que têm gerado maior impacto no mercado atualmente, com negócios inovadores.
Independente
É aquele empreendedor que já está num nível mais avançado de maturidade e financeiramente também. Acaba se tornando mais conservador e focado em manter o que conquistou. Arrojado
São os empreendedores experientes, maduros, financeira e economicamente consolidados, mas que querem mais.
Confira as dicas para ingressar na tão sonhada carreira pública
Veja os editais em aberto e os que estão para sair
ALESSANDRA HORTO
Rio - Com o desemprego batendo recorde de 1,7 milhão de pessoas no país em junho, representando um índice de 6,9%, maior alta desde 2010, segundo o IBGE, os concursos públicos são alternativa para quem perdeu o emprego. Somente o governo federal tem 6.390 vagas em seleções, com remuneração de até R$ 15.003,70.
Decidir pela carreira pública requer alguns conhecimentos prévios para que o candidato não tome a decisão somente pelo salário e pela estabilidade, para que não se torne um profissional infeliz. O diretor do Concurso Virtual, Rodrigo Menezes, conta que para quem foi demitido, uma das saídas é usar uma parte do seguro-desemprego para investir nos estudos. “A carreira pública é uma excelente oportunidade. O candidato poderá estudar em carga horária integral”.
E para quem está começando nesse mundo, é importante saber que quanto maior salário buscar, maior será a dificuldade de passar no concurso de primeira. “O ideal é começar buscando uma remuneração não tão elevada e depois seguir para patamares maiores. Se a pessoa quiser algo mais imediato, deve buscar salários menores, onde a concorrência vai ser menor”, orienta Rodrigo Menezes.
Professor do Universo do Concurso, Gladstone Felippo orienta que o candidato deve pelo menos sondar o que a carreira desejada pode oferecer e as atribuições dos cargos: “O objetivo é alinhar remuneração, estabilidade e fazer o que sentir confortável”. E com esse pensamento, Érika Pacheco, 35 anos, se empenha há um ano e meio para a área previdenciária, após ser demitida de multinacional. Ela se identificou com o INSS, mas planeja ingressar na faculdade de História e se tornar professora da rede pública.
ESCOLHA DA ÁREA
Gladstone Felippo explica que o candidato pode escolher uma carreira diferente da área da formação, desde que goste ou domine o assunto: “É necessário ter vocação para que possa pleitear uma carreira diferente daquela que se formou”. O diretor do Concurso Virtual, Rodrigo Menezes, conta que a tomada de decisão é a parte mais difícil: “É necessário levar em conta diversos fatores. Cada concurso tem um grau de dificuldade e também existe um perfil da pessoa para cada cargo”. E uma vez tomada a decisão de investir na área pública, o candidato deverá possuir conhecimentos específicos para passar na prova.
OPÇÃO POR SEGMENTO
“A ideia principal é investir em um segmento e não atirar para todos os lados, porque o concurseiro perderá o foco e dificilmente vai conseguir atingir o objetivo”, orienta Felippo.
MATÉRIAS ESPECÍFICAS
Segundo Menezes, ao escolher a área bancária, será necessário ter conhecimentos específicos em matemática e matemática financeira, além de português. Na área judiciária, será exigido conhecimento aprofundado em direito constitucional, direito administrativo, processo civil e informática. “É bom focar em áreas que têm similaridades de matérias. Alguns concursos que tenham características semelhantes, pois nem sempre o candidato vai passar no primeiro concurso e por isso é bom iniciar buscando matérias comuns”, aponta Rodrigo.
REPROVAÇÃO
Uma aprovação pode ocorrer após algumas reprovações. É importante saber lidar com a derrota, ter persistência e não desanimar.
FORÇA MILITAR
As Forças Armadas têm vagas para pessoas com até 30 anos, com oportunidade de progressão. Polícia Militar e bombeiros aceitam pessoas acima dos 18 anos de idade.
TESTE VOCACIONAL
Se ainda restar dúvidas sobre qual carreira seguir, o site www.apontaconcursos.com.br oferece orientação gratuita a partir do perfil psicológico, vocacional e habilidades do interessado nas vagas públicas.
ORGANIZAÇÃO
Reforçar os estudos em casa requer comprometimento. Confira as dicas na página 13.
AS VAGAS PARA EMPRESAS PÚBLICAS, TRIBUNAIS, AGÊNCIAS E NO GOVERNO FEDERAL
ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA Vagas: 80 Escolaridade: Nível Superior Salário: R$ 15.003,70 Prazo: Inscrição até hoje Edital:www.esaf.fazenda.gov.br
SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Vagas: 65 Escolaridade: Níveis Médio e Superior Salário: R$ 8.803,97 Prazo: 30 de julho a 19 de agosto Edital: www.cespe.unb.br Taxa: De R$ 70 a R$ 100
AGU (ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO) Vagas: 84 Escolaridade: Nível Superior Salário: R$ 17.330,33 Edital: www.cespe.unb.br Taxa: R$ 195 Prazo: De 24 de julho a 17 de agosto
LIQUIGÁS DISTRIBUIDORA
Vagas: 4.625 Escolaridade: Todos os níveis Salário: De R$ 1.972,36 a R$ 6.054,71 Edital: www.cesgranrio.org.br Taxa: De R$ 35, R$ 45 e R$ 65 Prazo: Até 10 de agosto
CONCURSOS AUTORIZADOS
ANAC (AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL) Vagas: 150 Escolaridade: Níveis Médio e Superior Salários: De R$ 6.071,52 a R$ 12.347,29 Edital: Até dezembro
ANP (AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO)
Vagas: 34 Escolaridade: Níveis Médio Salário: De R$ 6.071,52 a R$ 11.776,90 Edital: Até dezembro
ANS (AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE ) Vagas: 102 Escolaridade: Nível Médio Salários: De R$ 6.071,52 a R$ 6.330,52 Edital: Até dezembro
INSS Vagas: 950 Escolaridade: Níveis Médio e Superior Salário: De R$ 4.620,91 a R$ 7.504,40 Edital: Até dezembro
O evento aconteceu em Açailândia na segunda-feira (20), no Zepellin, reuniu dezenas de prefeitos e secretários da região. A prefeita Vete se fez representar pelo Secretário de Agricultura, Lula Caldas, que participou do lançamento do Plano Matopiba, do governo federal.
Lançando o programa em Açailândia a diretora da Secretaria de Integração e Mobilidade Social, Fátima da Costa Lamar, representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bem como representantes do governo do estado do Maranhão. Presentes também no lançamento do programa em Açailândia, além de produtores e trabalhadores rurais, representantes da SAF, SEAP, SINFRA, AGERP, AGED, FETAEMA, SEBRAE, UEMA, IFMA, INFRAERO, SINDLEITE, bem como representantes de 23 prefeituras sul maranhenses, Sindicatos de Trabalhadores Rurais de 23 municípios, Associações de Produtores Rurais, Agentes Financeiros e Associação Comercial de Imperatriz e de Açailândia.
O Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, que envolve partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considera essa região formada pelos quatro estados como uma das principais áreas em expansão na produção de grãos, daí a preocupação do governo federal em acompanhar esse crescimento e promover verdadeiramente o desenvolvimento regional em áreas agrícolas que no passado eram exploradas apenas por produtores experientes.
O Matopiba, cujo nome é um acrônimo formado com as iniciais dos estados que o formam Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), é considerado a última fronteira agrícola do mundo e atualmente representa cerca de 10% da produção de grãos no Brasil. É estratégico para a ascensão social dos pequenos produtores locais e para o incremento da produção e da exportação agropecuária do país.
O Matopiba abrange 337 municípios e 31 microrregiões, num total de 73 milhões de hectares. O principal critério de delimitação territorial foi embasado nas áreas de cerrados existentes nos quatro estados. O segundo critério foram os dados socioeconômicos. Vale lembrar, que o Maranhão ocupa 32,77% de todo o território do Matopiba, com 23,9 milhões de hectares em 135 municípios. O Tocantins tem 37,95% da área, 27,7 milhões de hectares e 139 municípios. Já o Piauí representa 11,21%, tem 8,2 milhões de hectares e 33 municípios e a Bahia ocupa 18,06% da área, com 13,2 milhões de hectares e 30 municípios. A proposta de delimitação foi feita pelo Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE), da Embrapa.
No caso da soja, por exemplo, os quatro estados aumentaram significativamente sua produção na safra de 2014/2015 em relação à 2013/2014, como é o caso de Itinga do Maranhão, que vem se destacando na produção de soja e milho. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Bahia teve crescimento de 20,3% (produção total de 3,979 milhões de toneladas), o Piauí, 18,6% (1,766 milhões de toneladas), o Maranhão, 16,4% (2,123 milhões de toneladas) e o Tocantins, 13,5% (2,335 milhões de toneladas).
Há menos de uma semana para o encerramento das inscrições no ‘CNH Jovem’, 18 mil jovens de 208 municípios maranhenses se inscreveram no programa criado pelo governador Flávio Dino, que possibilitará aos jovens de 18 a 21 anos, que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública, tirem a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente. As inscrições para quem deseja aderir ao programa encerram na próxima sexta-feira (31).
O programa estadual tem coordenação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) e conta com a parceria da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).
A Seejuv tem articulado junto aos municípios as condições para que os candidatos realizem suas inscrições, oferecendo acesso gratuito a internet e informações acerca do processo.
Nos municípios de Bacabeira, Viana, Vargem Grande, Bacabal, Itapecuru-Mirim, Lago do Junco, Matinha, Timon, São Mateus, Governador Nunes Freire e São Luís, os jovens que não tem acesso à internet ou têm dúvidas sobre o processo do ‘CNH Jovem’, contam com pontos de apoio para facilitar sua inscrição no programa estadual.
O programa ‘CNH Jovem’ integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo governo Flávio Dino para fortalecer o protagonismo juvenil. Com a possibilidade de emitir a carteira de motoristas sem custos, o jovem adquire mais uma qualificação para competição no mercado de trabalho e recebe formação que possibilitará mais segurança e menor risco de acidentes de trânsito.
CNH jovem
Para ter acesso ao CNH Jovem, os estudantes precisam ter idade entre 18 e 21 anos, ter cursado as três últimas séries do ensino médio em escola pública e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014. Os estudantes interessados em participar e que preencham todos os requisitos do programa têm até o dia 31 deste mês para se inscrever.
O formulário de inscrições está disponível apenas na internet, no endereço www.detran.ma.gov.br/cnhjovem. A página contém todas as informações sobre o programa. O resultado será divulgado dia 12 de agosto, no mesmo portal.
A inscrição para o CNH Jovem também é gratuita. Este ano, o programa oferece 2 mil vagas, metade destinada aos estudantes com as melhores pontuações no Enem de 2014, e as outras mil vagas serão distribuídas por meio de sorteio, a ser realizado pela Caixa Econômica Federal. Os exames, cursos e taxas para obtenção da CNH são todos custeados pelo programa, sem qualquer despesa para o estudante contemplado.
O deputado federal Hildo Rocha participou neste final de semana do Festival de Verão do Galo Duro, evento que há 26 anos é promovido pela prefeitura municipal de Paulo Ramos, durante todo o mês de julho. Acompanhado do prefeito Tancledo Araújo, Rocha visitou a estrutura do circuito montado na margem do Rio Grajaú, a 9 km da sede do município. O parlamentar lembrou que já participou de inúmeras edições do festival e ressaltou que o evento já está consolidado como um dos maiores festivais do Maranhão e vem melhorando a cada ano.
“O governo municipal está de parabéns pela excelente organização. A gente percebe que o prefeito Tancledo e sua equipe pensaram em todos os detalhes. Isso serve de estímulo para que as famílias participem, atrai visitantes de todos os municípios da região, contribui para a geração de renda e proporciona lazer para públicos de todas as faixas de idade e ajuda a fortalecer o Festival”, declarou.
Segurança e preservação ambiental
O prefeito Tancledo Araújo destacou os investimentos na segurança pública e os cuidados com a preservação do meio ambiente. “O contingente policial foi reforçado, contratamos seguranças particulares e todo o circuito é monitorado com câmeras proporcionando uma visão privilegiada dos acontecimentos e assim, havendo algum tipo de anormalidade, as pessoas encarregadas pela manutenção da ordem podem agir com rapidez”, declarou.
“Temos realizado um forte trabalho de educação ambiental. Instalamos coletores de resíduos, por todo o circuito com placas indicativas, um outdoor com as normas do Festival e, mantemos uma grande equipe que, diariamente, faz a limpeza do local evitando que o lixo alcance a o leito do Rio”, ressaltou Tancledo.
Para as crianças, a prefeitura montou um parque numa ampla área e equipada com pula-pula e outros atrativos infantis. Para quem chega de carro ou de moto, há um amplo estacionamento, ordenado, sinalizado e numerado que também é vigiado por câmeras de segurança. Há local específico para guardar capacetes; posto policial; posto de saúde, com profissionais prontos para qualquer tipo de ocorrência; barracas padronizadas; salva-vidas experientes, monitorando os banhistas; e shows com bandas locais e atrações nacionais.
Fernando Falcão
Ainda durante o fim de semana, Rocha visitou Fernando Falcão, município localizado a 540 km de São Luis. Durante reunião com prefeito Adailton Cavalcante e lideranças locais, o parlamentar destacou a importância da MA-772, rodovia com 112 km de extensão que liga Barra do Corda ao município.
“Tive a felicidade de constatar a obra pavimentação asfáltica, que foi iniciada no mandato da Governadora Roseana Sarney, está sendo continuada pelo atual Governo. Essa estrada vai mudar os indicadores sociais e proporcionar qualidade de vida para a população”, enfatizou Rocha.
Consideradas uma das principais opções de lazer em São Luís, as praias da capital maranhense continuam impróprias para o banho. Pelo menos é o que garante o relatório mensal da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do estado do Maranhão (SEMA).
De acordo com o estudo do SEMA, das amostras de água colhidas de 21 pontos da orla marítima da capital, as praias de São Marcos, Calhau, Praia do Meio, do Araçagi e Ponta D’Areia não foram aconselhadas ao banho.
Por isso que mesmo com o período de férias muita gente prefere não desbravar as águas sujas do mar. Como é caso da vendedora Viviane Araújo que afirma que, em virtude do alto nível de poluição no mar, prefere apenas pegar sol nas barracas e, claro, evitar a água salgada. “Por conta da poluição eu evito”.
Além dos riscos da poluição do mar, existe também o perigo de afogamento. E para evitar acidentes foi iniciada nas praias a “Operação Férias com Segurança”, que segundo o Corpo de Bombeiros tem o principal objetivo de evitar acidentes na orla.
A capitã do Corpo de Bombeiros, Priscila Chahini, diz que os bombeiros que atuam nas praias estão orientando os banhistas a não entrarem em áreas de risco. “Nós fazemos a patrulha terrestre usando as viaturas e os quadriciclos ao longo da orla da praia, e também temos as patrulhas marítimas, que nós realizamos com os botes infláveis e as motos aquáticas. Sempre orientando os banhistas a não entrarem em uma área de risco, em uma determinada situação que possa ocasionar um acidente”, explicou.
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão (SRTE/MA) informa que o próximo dia 28 de julho (terça-feira) é feriado civil, adesão do estado à Independência do Brasil, conforme a Lei Estadual n º 2.457/64 e a Portaria nº 15/2015 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
O feriado concede o direito de repouso remunerado em todo o Maranhão, nas atividades privadas e administrativas (Federal, Estadual e Municipal), com exceção para os serviços indispensáveis, com permissão de trabalho em caráter permanente previstas em Lei ou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e, exclusivamente, nos casos de força maior ou para atendimento de realização ou conclusão de serviços inadiáveis.
O repouso remunerado também se aplica ao trabalho doméstico, nas atividades em que não ocorrer à suspensão do serviço a remuneração deverá ser paga em dobro ou com folga compensatória. O trabalho no feriado fora das exceções e excepcionalidades acima referidas sujeita o empregador infrator às penalidades previstas na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
O feriado pode ser antecipado por meio de ato do Poder Público Estadual ou Municipal vincula, unicamente, órgãos e entidades integrantes da Administração Pública da qual se originou o ato, ou pela iniciativa privada no decorrer de negociação no âmbito das representações das categorias econômicas e profissionais, por meio de CCT ou Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), conforme prevê o Art. 611 CLT e o Art. 7 º, inciso XXVI da Constituição da República/88.
O senador Roberto Rocha (PSB-MA) recebeu nesta segunda-feira (27), no hospital Sírio Libanês, onde se recupera de uma cirurgia para controle do diabetes, a visita do governador de São Paulo Geraldo Alckimin. Amigos, o senador e o governador conversaram durantes cerca de duas horas sobre o cenário político e econômico do Brasil, modelos de gestão, além de assuntos mais pessoais, como família e saúde.
Geraldo Alckimin chegou ao Sírio Libanês acompanhado do maranhense João Câmara, amigo em comum do governador e do senador. Já estavam com Roberto Rocha o médico Roberto Kalil Filho, o irmão do senador e prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho, a esposa do senador, Ana Cristina e Ana Maria, secretária particular.