Rádio ITINGAFM Ao vivo

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Deputado Federal Josimar maranhãozinho fica em silêncio durante interrogatório

 Deputado Federal maranhense fica em silêncio durante interrogatório

Josimar Maranhãozinho (PL-MA) optou por não responder às perguntas durante seu interrogatório no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (28), no processo em que é réu por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares. Ele é investigado ao lado de outros sete acusados, incluindo os deputados Pastor Gil (PL-MA) e o suplente Bosco Costa (PL-SE).

A defesa de Josimar justificou o silêncio como uma estratégia jurídica, alegando que ainda não teve acesso completo às provas reunidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Já Pastor Gil e Bosco Costa, também ouvidos, negaram qualquer envolvimento e disseram não reconhecer os documentos que os vinculam ao suposto esquema de corrupção.

O caso tem como relator o ministro Cristiano Zanin, que indeferiu os pedidos de adiamento das oitivas. Segundo ele, a apresentação de novos elementos pela acusação não inviabiliza a continuidade dos interrogatórios.

De acordo com a PGR, entre janeiro e agosto de 2020, os parlamentares teriam condicionado a liberação de R$ 6,6 milhões em emendas parlamentares ao pagamento de propina no valor de R$ 1,6 milhão. O dinheiro seria destinado ao então prefeito de São José de Ribamar (MA), Eudes Sampaio, em troca da liberação dos recursos públicos.

Deputado Federal Josimar maranhãozinho fica em silêncio durante interrogatório

  Josimar Maranhãozinho (PL-MA) optou por não responder às perguntas durante seu interrogatório no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quin...