Rádio ITINGAFM Ao vivo

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Maranhenses estão entre os mais influentes do Congresso Nacional

 Maranhenses estão entre os mais influentes do Congresso Nacional

Por: Nildo Costa

Quatro parlamentares do Maranhão figuram na lista dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional de 2025, divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) nesta quarta-feira (10). Os deputados federais Rubens Pereira Júnior (PT-MA) e Pedro Lucas Fernandes (União Brasil - MA), além dos senadores Elisiane Gama (PSD-MA) e Weverton Rocha (PDT-MA), foram reconhecidos entre os mais influentes do Legislativo brasileiro.

O levantamento, tradicionalmente realizado pelo DIAP, identifica os parlamentares com maior capacidade de articulação, formulação de propostas e influência nas decisões legislativas. São considerados aqueles que se destacam no cenário político pelo domínio do processo legislativo, liderança em votações importantes e habilidade de negociação.

Segundo o relatório, os “Cabeças” são aqueles parlamentares que “assumem protagonismo no processo legislativo” e que se destacam por sua leitura da conjuntura política, formulação de ideias e condução de debates relevantes para o país.

A lista é elaborada com base no desempenho dos parlamentares desde a posse e tem como foco principal o primeiro trimestre de 2025. Apenas parlamentares no exercício pleno do mandato foram avaliados. Por isso, nomes influentes que estão licenciados para exercer cargos no Executivo, como ministros e secretários de Estado, não foram incluídos na publicação deste ano.

Entre os ausentes estão os ministros André Fufuca (PP-MA) e Marina Silva (Rede-SP), além de senadores como Wellington Dias (PT-PI) e Camilo Santana (PT-CE).

Além dos 100 principais nomes, o DIAP também divulgou uma lista complementar com 50 parlamentares em “ascensão”, que têm ganhado espaço e protagonismo no Congresso e podem, futuramente, integrar a elite parlamentar.

A presença dos quatro representantes maranhenses na lista reafirma o espaço e a influência política do estado no cenário nacional. O deputado Pedro Lucas Fernandes, por exemplo, lidera a bancada do União Brasil na Câmara e tem se destacado nas articulações de votações estratégicas. Já Rubens Pereira Júnior, do PT, tem atuação reconhecida na área jurídica e na defesa de pautas sociais.

No Senado, Elisiane Gama continua sendo uma das principais vozes do centro democrático, com forte atuação em comissões temáticas e pautas ligadas à transparência e direitos humanos. Já Weverton Rocha, ex-candidato ao governo do Maranhão, mantém sua relevância com forte articulação política e participação ativa nas decisões do Senado.

Dos 100 parlamentares destacados pelo DIAP, 69 são deputados federais e 31 são senadores. Entre eles, 19% são novos nomes em relação à edição anterior de 2024. O estudo também chama atenção para os sete deputados que assumiram o mandato após decisão do STF que alterou a distribuição das sobras eleitorais.

Além disso, a publicação anexa uma relação com 50 parlamentares em ascensão, considerados promessas do Legislativo, entre os quais alguns já ocuparam posições de destaque anteriormente, mas por circunstâncias políticas momentâneas, não figuram entre os 100 principais neste ano.

Polícia retoma buscas por suspeito de matar delegado

  Forças de segurança retomaram na manhã desta sexta-feira (11) as buscas por Leandro da Silva Sousa, suspeito de matar o delegado Márcio Me...