Rádio ITINGAFM Ao vivo

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Cachaça produzida no MA conquista mercado nacional

 Cachaça produzida no MA conquista mercado nacional

Em abril deste ano, a Cachaça Vale do Brejão foi reconhecida nacionalmente no maior concurso de destilados do Brasil, o New Spirits. A bebida maranhense concorreu com 680 rótulos de cachaças de todo o país e conquistou a medalha de ouro na categoria “Cachaças Envelhecidas em Madeiras Brasileiras”, durante a 14ª edição do evento, realizada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

A trajetória até a conquista foi lapidada aos poucos, ao longo de cerca de 15 anos. Lindomar conta que seu interesse pelo ramo de bebidas surgiu enquanto cursava engenharia agrícola na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na época, o empreendedor participava de um grupo de pesquisa e se tornou estagiário de uma professora que fazia doutorado em Fermentação e Destilação da Cana-de-Açúcar.

“Eu era microempresário e já tinha meu próprio negócio. Mas em determinado momento da minha vida, passei por um divisor de águas e decidi mudar. Foi então que resolvi estudar. Fiz o Enem e ingressei no curso de Engenharia Agrícola, que era um sonho antigo que não pude realizar na época em que terminei o Ensino Médio. Durante o curso, me tornei estagiário de uma professora que estava fazendo doutorado em Fermentação e Destilação da Cana-de-Açúcar”, explicou.

Ele narra que o trabalho desenvolvido pela professora despertou o desejo de também aprofundar-se nessa temática, que ainda lhe era desconhecida. A partir de então, Lindomar passou a estudar os processos de produção da cachaça, e acabou se apaixonando pelo universo da destilaria.

Anos depois, ao realizar uma análise de mercado, o empreendedor identificou a baixa oferta de cachaças produzidas com técnicas sofisticadas no Maranhão, o que o motivou a investir em uma bebida com foco em processos de alta qualidade. Em 2002, Lindomar lançou sua própria marca de cachaças artesanais no município de Anapurus – batizada de Vale do Brejão, apostando em uma linha premium que logo conquistou os clientes.

“Comecei a investir em cachaças mais sofisticadas, com identidade visual atrativa e foco em qualidade. Depois lançamos uma linha premium, que teve grande aceitação e fez muito sucesso. Essas cachaças especiais abriram portas, e eu comecei a viajar pelo Brasil para apresentar nossos produtos. Com o tempo, também abrimos uma loja online, ampliando ainda mais nosso alcance”, destacou.

Processo de produção

Lindomar detalha que o processo de produção da Cachaça Vale do Brejão é longo e cuidadoso. O primeiro passo envolve a escolha da variedade correta da cana-de-açúcar, que é voltada especificamente à elaboração de produtos premium. A segunda etapa refere-se aos cuidados com o plantio e cultivo, que obedecem a padrões rigorosos de higiene e limpeza. Em seguida, passa-se pelas fases de fermentação, destilação e envasamento.

Após ser produzida, a cachaça é submetida à técnica do envelhecimento em madeiras. Lindomar destaca que esse processo é feito em barris de diferentes tipos de madeira, pois cada uma confere aromas, cores e sabores únicos à bebida — a exemplo da cachaça ganhadora da Medalha de Ouro do New Spirits, que foi envelhecida em barris de madeira grápia.

A escolha do local de produção da cachaça, no município de Vargem Grande, também é um dos diferenciais da marca. “Toda essa produção é feita na nossa sede em Vargem Grande. No início, percebi que montar uma estrutura completa de padronização e fabricação em Anapurus seria inviável. Então, identifiquei fábricas com capacidade ociosa e fechei parcerias: eu pago pela produção da minha cachaça, mas com a exigência de seguir todos os cuidados e padrões que definimos. Isso garante a qualidade e o diferencial do nosso produto”.

General ex-secretário de Bolsonaro admite autoria de plano que previa assassinato de Lula e Moraes

Foto: Marcelo Camargo / EBC O general da reserva do Exército, Mário Fernandes, admitiu em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) ser o...