Governador eleito desagrada o trade turístico com indicação de “desconhecida” do setor no Maranhão.
O governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), tem um problema para administrar até a sua posse em 1º de janeiro de 2015.
É que entre as indicações feitas pelo comunista, ontem, 24, uma não agradou nadica de nada setores empresarias do turismo que apoiaram sua candidatura.
Trata-se de indicação de Delma de Andrade para o comando da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) no futuro governo.
O trade turístico maranhense dava como certo um nome do setor para Setur, o que acabou não ocorrendo.
Segundo apurou o Blog do Robert Lobato, ao menos cinco nomes estavam colocados como potenciais candidatos ao posto de secretário de Turismo. São eles: Lula Fylho, Socorro Araújo, Paulo Montanha, Liviomar Macatrão e Airrton Abreu.
“O Flávio Dino tem a prerrogativa de escolher quem achar melhor para integrar a sua equipe de secretários, e nós o direito de concordar ou discordar. Ainda mais quando ele havia assumido o compromisso de indicar alguém do trade turístico para a Setur, mas acabou escolhendo uma desconhecida dos maranhenses para a Secretaria”, disse um ilustre líder do setor do turismo local.
Bom, não se pode agradar a todos numa hora dessa. Insatisfações são normais quando da formação de governo – vide o que a presidenta Dilma está enfrentando para montagem do seu segundo mandato .
Porém, no caso específico da Setur a chateação é por ter havido, supostamente, uma quebra de compromisso de Flávio Dino com o trade turístico de maranhense.
Leia a seguir a carta entregue ao governador eleito Flávio Dino por representantes do trade:
QUEM SERÁ O NOVO SECRETÁRIO DE TURISMO?
Passado as eleições no Maranhão, tomará posse no dia 1º de janeiro de 2015, o novo governador do Maranhão, o Senhor Flávio Dino, eleito com quase 65% dos votos válidos e que teve como lema de campanha a palavra: MUDANÇA.
A população maranhense aguarda ansiosa, por essa mudança e melhorias em todos os setores. Entende-se que isso, só será possível, se essa mudança estiver inserida no cerne da gestão do governador e seus assessores. Entre os setores que clamam por isso, é o TURISMO, que inclusive está se manifestando para que seja ouvido e participe da escolha do próximo Secretário de Turismo do Maranhão.
O TRADE TURÍSTICO do Maranhão, no dia 14 de outubro de 2014 se reuniu e decidiu fazer parte das decisões políticas voltadas ao TURISMO do MARANHÃO, não há mais espaço para o trade ser um mero expectador e sim, agente ativo do desenvolvimento do TURISMO no Estado. Compreende-se que as propostas do novo governo devem está alinhadas com as necessidades e anseios do setor, pois o mesmo precisa visualizar um novo horizonte para a prática de um TURISMO integrado e sustentável.
Desta forma foi conduzida e elaborada uma lista com 05 (cinco) nomes com critérios de conhecimento específico, integrantes do TRADE, com currículo de serviços prestados ao setor e com capacidade técnica para assumir e dirigir a pasta com uma relação direta, de entendimento, parceria e compromisso entre o poder público e a iniciativa privada. Essa lista sugerida e formatada com nomes de pessoas com o total e amplo conhecimento dos anseios, das demandas, dificuldades e urgências do TURISMO em nosso estado, essas são justificativas que levaram o trade a solicitar a possibilidade de que, um deles seja conduzido ao cargo de Secretário de TURISMO do Estado do MARANHÃO.
Para tanto e legitimação desta ação, este documento está apoiado e credenciado pelo TRADE TURÍSTICO que reunirá mais de 1.000 (mil) ASSINATURAS, incluindo: Entidades do segmento do Maranhão e instituições, dos Polos participantes do Programa Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: Polo São Luís; Polo Lençóis Maranhenses; Polo Munim; Polo Chapada das Mesas; Polo Floresta dos Guarás; Polo Amazônia Maranhense; Polo Lagos e Campos Floridos; Polo Serras: Guajajara, Timbira e Kanela; Polo Cocais; Polo Delta das Américas; dos secretários de Turismo dos municípios (SETUR), da academia, além de pessoas e empresários do setor que empreendem e se destacam no TURISMO da ilha de São Luís e do estado.
Se o governador tiver a sensibilidade de sentar e ouvir essa sugestão, certamente terá apoio e o aval do TRADE TURÍSTICO DO MARANHÃO, acima dos seus 65% que teve em sua eleição, ou seja, 100% de aprovação e terá maior facilidade de gestão, selando definitivamente a tão sonhada parceria entre o público e privado.