A eleição de outubro de 2014 será a primeira em que o sistema biométrico será usado em São Luís. No Maranhão, 15 cidades irão usar a biometria este ano, que deve tornar o processo mais rápido. São elas: Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo do Vieiras, Paço do Lumiar, Raposa, São João Batista, São Vicente Férrer, Cajapió e Benedito Leite, Nova Iorque, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São José de Ribamar, Timbiras, além da capital.
As informações, assim como os prazos que constam no calendário eleitoral e normas eleitorais, foram apresentadas durante reunião realizada nesta sexta-feira (27), no Tribunal Regional Eleitoral em São Luís, onde foram discutidas questões relativas ao processo eleitoral.
O prazo a realização da convenções partidárias, onde os candidatos serão definidos pelos partidos, por exemplo, termina na segunda-feira (30). Depois disso, as coligações terão cinco dias para fazer o registro dos candidatos.
A reunião teve a presença do ministro do Tribunal Superior Eleitoral José Carlos Meira. Ele chamou a atenção sobre a situação dos candidatos, já que nesta semana, o Tribunal de Contas da União divulgou a lista dos que não podem concorrer a cargos públicos.
No Maranhão, mais de 500 pessoas estão na lista do TCU. “No momento que temos leis dessa natureza, que chama a participação do cidadão e obriga os poderes públicos a prestarem contas a todo o momento sobre o que está fazendo com os recursos que são obtidos da sociedade, isso contribui para que a democracia se torne um processo real”, assinalou.
Transmissão de dados
Diferente da última eleição para governador, senadores, deputados estaduais e federais, este anos, a Justiça Eleitoral pode usar um novo esquema de transmissão de dados, onde cada sessão eleitoral poderá fazer o envio dos dados direto para o Centro de Contabilização de Votos.
“Existe alguns lugares no Maranhão que é de difícil acesso: ilhas, por exemplo, como em Cururupu, Humberto de Campos. Há municípios também que são muito distantes que ficam há mais de duas horas até a central. Nós optamos que, nesses lugares, vamos transmitir do próprio local”, explicou o presidente do TRE-MA, desembargador Froz Sobrinho.
Do G1, MA