Rádio ITINGAFM Ao vivo

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Operação mira líderes de facção no Maranhão

 

Operação mira líderes de facção no Maranhão

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Maranhão deflagrou, na manhã desta quarta-feira (04), a Operação Descenso II, com o objetivo de desarticular núcleos de liderança de uma facção criminosa com atuação no Maranhão e conexões nos estados de Pernambuco e Pará.

A ação é um desdobramento da Operação Descenso, realizada em junho de 2025, e ocorre simultaneamente nos municípios de São LuísSão José de RibamarChapadinha e Mata Roma, além de Belém e Recife.

Durante a operação, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão10 mandados de prisão preventiva e 1 mandado de sequestro de bens.

Entre os alvos estão suspeitos de ocupar cargos de liderança na organização criminosa, responsáveis por manter a ordem internaaplicar puniçõesgerenciar recursos financeiros e viabilizar o transporte de armas e drogas entre cidades e estados.

Além do crime de integração a organização criminosa, a maioria dos investigados também responde por tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo. Parte deles possui antecedentes por crimes graves, como roubo e homicídio.

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Maranhão é composta por integrantes da Polícia MilitarPolícia CivilPolícia Federal e do Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

Maranhão teve três desaparecimentos por dia em 2025

  Há 30 dias o país acompanha as buscas por três crianças que desapareceram em Bacabal, interior do Maranhão . Em 2025, o estado registrou t...