
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Maranhão deflagrou, na manhã desta quarta-feira (04), a Operação Descenso II, com o objetivo de desarticular núcleos de liderança de uma facção criminosa com atuação no Maranhão e conexões nos estados de Pernambuco e Pará.
A ação é um desdobramento da Operação Descenso, realizada em junho de 2025, e ocorre simultaneamente nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Chapadinha e Mata Roma, além de Belém e Recife.
Durante a operação, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e 1 mandado de sequestro de bens.
Entre os alvos estão suspeitos de ocupar cargos de liderança na organização criminosa, responsáveis por manter a ordem interna, aplicar punições, gerenciar recursos financeiros e viabilizar o transporte de armas e drogas entre cidades e estados.
Além do crime de integração a organização criminosa, a maioria dos investigados também responde por tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo. Parte deles possui antecedentes por crimes graves, como roubo e homicídio.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Maranhão é composta por integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e do Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.