O governo dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (25) um comunicado oficial, em português, alertando sobre as consequências para estrangeiros que excederem o período autorizado de permanência no país. A mensagem, direcionada especialmente a brasileiros, ressalta que violações podem resultar em deportação e até em banimento definitivo da entrada em território norte-americano.
“O estrangeiro que ultrapassar o tempo de estadia permitido poderá ser deportado e enfrentar uma proibição permanente de entrada nos Estados Unidos”, afirma o comunicado. Outras nações também vêm adotando medidas semelhantes, com publicações recentes de alertas por parte de suas representações diplomáticas.
A advertência ocorre em meio ao aumento das medidas restritivas do governo de Donald Trump, que assumiu a presidência no início do ano com a promessa de intensificar o controle sobre a imigração. Desde então, várias políticas rigorosas têm sido implementadas, incluindo o fim da concessão automática de cidadania a filhos de estrangeiros nascidos em solo americano, deportações imediatas e pressões diplomáticas sobre países latino-americanos, entre eles o Brasil.
De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), mais de mil brasileiros foram repatriados entre janeiro e julho deste ano, por razões diversas, como documentação irregular e problemas com passaporte.