Rádio ITINGAFM Ao vivo

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Trabalhadores maranhenses são resgatados em condições degradantes no Mato Grosso

 Trabalhadores maranhenses são resgatados em condições degradantes no Mato Grosso

Seis trabalhadores, incluindo quatro maranhenses, foram resgatados em condições degradantes em uma obra de um condomínio de alto padrão em Chapada dos Guimarães (MT). A operação de fiscalização foi realizada pela Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio da Polícia Federal.

Os trabalhadores, entre eles, dois venezuelanos, foram recrutados por uma empresa terceirizada que prometeu condições dignas de alojamento e alimentação. No entanto, os fiscais encontraram um cenário de violação de direitos. Os trabalhadores, atuando como pedreiros e serventes, dormiam em colchões no chão ou em camas improvisadas com restos de madeira, em um único cômodo sem ventilação e sem higiene.

A maioria dos resgatados, naturais do Maranhão, estava sem registro em carteira e submetida a um regime de servidão por dívida, em condições análogas à escravidão. Relatos apontam que a alimentação fornecida pela empresa se limitava a arroz, feijão e macarrão, e qualquer complemento, como carne ou ovos, era pago com recursos próprios dos operários.

Além das más condições de trabalho, os pagamentos eram feitos via Pix, utilizando nomes de pessoas físicas e jurídicas vinculadas ao contratante, o que levanta suspeitas de fraude trabalhista e tributária.

EUA alertam sobre permanência irregular no país

  O governo dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (25) um comunicado oficial, em português, alertando sobre as consequências para es...