A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados encaminhou ao Conselho de Ética um pedido de suspensão cautelar por seis meses do mandato do deputado Gilvan da Federal (PL-ES), após a Corregedoria da Casa concluir que o parlamentar ofendeu a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, durante sessão oficial.
O episódio ocorreu na última terça-feira (29/4), durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Na ocasião, segundo a representação apresentada, o deputado fez referência à ministra utilizando vários termos de baixo nível e ainda afirmou que ela era “amante”. Gleisi Hoffmann é deputada federal licenciada pelo PT do Paraná.
Com base na avaliação da Corregedoria, a Mesa Diretora decidiu acionar o Conselho de Ética, que terá até três dias úteis para analisar o pedido. Caso não haja manifestação dentro desse prazo, o processo seguirá diretamente para deliberação do Plenário da Câmara.
A defesa de Gilvan da Federal ainda não se pronunciou oficialmente. Tanto o deputado quanto a Mesa Diretora poderão recorrer de uma eventual decisão do colegiado.