A Câmara Municipal de São Luís votou, nesta sexta-feira (9), pela cassação do vereador Domingos Paz, investigado pelo crime de assédio sexual. Antes da votação, Domingos Paz renunciou ao mandato, porém o pedido não foi aceito pela Mesa Diretora. Foram 24 votos favoráveis pela cassação e 2 abstenções.
O julgamento de Domingos Paz deveria acontecer nessa quinta-feira (8), mas por falta de quórum foi adiado para esta sexta (9).
Investigação
O vereador Domingos Paz é investigado pelo crime de assédio sexual. Ao menos seis pessoas alegaram ter sido vítimas do político. Uma delas é uma adolescente de 14 anos. Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar as denúncias.
A vereadora Silvana Noely enviou um ofício, em 2022, para a Câmara Municipal pedindo o afastamento temporário de Domingos.
O documento foi enviado à vereadora Concita Pinto, na época presidente da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de São Luís. A vereadora pediu, no ofício, que diante da repercussão e evidências das ações praticadas pelo vereador, a Câmara Municipal não poderia ficar omissa em relação à situação.
Em 2023, Silvana Noely apresentou uma nova denúncia envolvendo assédio sexual supostamente praticado por Domingos Paz. Segundo a ela, uma jovem de 17 anos, que foi trabalhar na casa do vereador, teria sofrido uma tentativa de abuso sexual no ano passado.
De acordo com a vereadora, a denúncia foi feita pela própria jovem e foi protocolada na Comissão de Direitos Humanos . Ela teria procurado Silvana e contado detalhes sobre o caso.