Rádio ITINGAFM Ao vivo

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Três cidades maranhenses são suspeitas de criar turmas fantasma para desviar verba da educação

 Uma reportagem da Folha de São Paulo, do último sábado (21), trouxe um levantamento onde existe suspeita de que 108 municípios alteraram dados do Ensino de Jovem e Adulto (EJA) para aumentar o recebimento de verbas do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica).

Pelo levantamento feito, esses municípios tiveram grande variação na quantidade de matrículas no programa de 2021 a 2022, inclusive informaram ter mais de 10% da sua população no EJA.

Dentre essas 108 cidades, três estão no Maranhão – Santa Quitéria, Amapá do Maranhão e Serrano do Maranhão.


Segundo dados informados pelas próprias gestões municipais, em Santa Quitéria 23,2% da população está matriculada em alguma turma de EJA. Em Serrano, 17,2%; e em Amapá do Maranhão, 12,7%. A média brasileira é de 1,6% da população matriculada.

O assunto repercutiu na sessão plenária da Assembleia Legislativa dessa terça-feira (24) pelo deputado Yglésio Moyses (PSB). O deputado informou que encaminhará o levantamento ao Ministério Público do Maranhão (MPMA) e solicitou que o órgão apure o caso.

São Luís será sede para a ExpoMei 2024

  D e 15 a 16 de maio, no Pavilhão do Multicenter Negócios e Eventos em São Luís, acontece a ExpoMei 2024. O evento terá uma ampla programaç...