24
Ago
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur- MA) anunciou um diálogo com o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) para tratar de atividades turísticas na base aeroespacial que, até o momento, possui entrada restrita.
Apesar de serem tratativas iniciais, há muita expectativa para que os portões do espaço, que abriga tanto saber científico e desperta curiosidade e fascínio de todos, seja aberto ao público.
O município maranhense de Alcântara possui um acervo arquitetônico luso-brasileiro do período colonial, erguido a partir do século XVII, e tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1948. São igrejas, casarões, ruínas, fortes e outros monumentos.
A cidade é conhecida, também, pelas belezas naturais das praias e o fenômeno da revoada de guarás, além da religiosidade, que tem como ápice o Festejo do Divino Espírito Santo. Em Alcântara, ainda se ressalta a culinária, com destaque para o doce de espécie de origem portuguesa, e pela presença de comunidades remanescentes de quilombos, que vivem, principalmente, da pesca e artesanato.
“Nós achamos importante que o turismo seja desenvolvido em Alcântara de forma sustentável e que possa trazer oportunidade para as comunidades locais. Sabemos que o CLA agrega tecnologia ao contexto, possibilitando ao turista ver aquilo que é tradicional, histórico e cultural, mas, ao mesmo tempo, observar a modernidade e essa junção tão interessante entre o antigo e o novo. São formas de olhar que se complementam, capazes de gerar emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população”, enfatizou a secretaria de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Além de viabilizar uma possível abertura à visitação ao CLA, a aproximação visa, também, ofertar cursos sobre Turismo e Hospitalidade na Casa de Cultura Aeroespacial, que funciona como um museu na cidade. As tratativas foram feitas pelo secretário adjunto de Turismo do Maranhão, Ruan Tavares, acompanhado da equipe técnica da Secretaria estadual, durante ações do Programa Expedições de Turismo no município.
“Nosso intuito, enquanto gestão estadual, é complementar as visitas à Casa de Cultura com as visitas ao Centro de Lançamento, que são locais distintos. Por isso, abrimos o diálogo, para discutir turismo dentro da base. Ainda pretendemos levar essa proposta à Brasília, ampliando o alcance do que enxergamos ser uma estratégia de união entre militares e comunidade”, explicou Ruan Tavares.
Para o CLA, “foi importante conhecer as ações em andamento relacionadas ao turismo na região. As visitas à Casa de Cultura Aeroespacial são bem vindas, porque já é o espaço destinado à promoção da cultura espacial e serve ao foco turístico. A capacitação do pessoal será uma oportunidade de melhoria no atendimento ao público”, disse o Coronel Lukianski, responsável pelas relações institucionais da base e por recepcionar a comitiva da Setur-MA.
O Centro de Lançamento de Alcântara foi criado em 1983 e, atualmente, atende ao mercado global, após um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, entre Brasil e Estados Unidos, permitir o uso comercial da base.