A matéria veiculada na manhã de hoje (07) pelo blogueiro Antônio Marcos causou estranheza à ex-prefeita Vete Botelho, que está sendo acusada de autorizar invasão no lixão da cidade. “As informações repassadas ao blogueiro pela assessoria do atual prefeito não condizem com a realidade em nenhum aspecto” – diz a ex-gestora.
Na verdade, o lixão de Itinga do Maranhão será o calcanhar de Aquiles na vida do atual gestor, assim como foi para a ex-prefeita Vete. O problema teve início a muitos anos, quando Itinga ainda era um pequeno povoado, foi se agravando com o crescimento da cidade e em função de invasões anteriores se transformou em bairro (Vila Pimentel), atualmente dentro da cidade. O fato é que o município não possui outra área pra acomodar o lixo da cidade e um aterro sanitário, que é a alternativa recomendada por lei, acaba se tornando uma possibilidade remota, já que o município não conta com área e nem recurso para tal realização. Vete deixou o Plano de Resíduos Sólidos elaborado e cabe ao gestor atual correr atrás de uma solução. Mas, vale lembrar, que até agora nenhum município maranhense possui aterro sanitário, nem mesmo a Capital.
O blogueiro foi mal informado também, quando disse que em oito anos a ex-prefeita não executou nenhum projeto habitacional. Só a título de informação, vale lembrar que 140 famílias foram beneficiadas com a construção da casa própria, através do projeto Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Porém, ao invés de criar bairros com seu nome, Vete optou por construir ou substituir as residências. “Dessa forma eu tinha a certeza de que as pessoas recebiam realmente o benefício, ao invés dos apadrinhados políticos como acontece na construção de vilas habitacionais” – diz Vete.
A ex-prefeita estará protocolando junto ao Ministério Público toda a documentação entregue ao atual prefeito no período de transição, inclusive os extratos bancários dos recursos deixados em conta, já que também está sendo acusada de ter limpado os cofres públicos. “Entreguei um município saneado com patrimônio e dinheiro nas contas. Jamais precisei me locupletar dos bens públicos. Resta agora o prefeito Lúcio Flávio continuar dando direção ao que recebeu e buscar sabedoria para solucionar os problemas do cotidiano como fiz durante oito anos. O povo de Itinga merece respeito e trabalho” – reafirmou Vete Botelho.